São Paulo, sábado, 07 de novembro de 2009

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Corinthians se mexe para ter Riquelme "só" boleiro

Plano para aquisição do meia prevê que sua imagem seja explorada por parceiro

Grupo Sonda, interessado em bancar os custos da negociação do argentino, ficaria com direitos de usá-lo como garoto-propaganda

PAULO GALDIERI
DA REPORTAGEM LOCAL

O Corinthians está disposto a qualquer sacrifício para ter Riquelme. Até mesmo tê-lo apenas "no campo", e não como mais um ídolo gerador de receita via ações de marketing.
Para poder bancar a chegada do meia argentino para ser o maestro corintiano e conduzir o clube ao título da Libertadores no ano do centenário, a ideia é "vender" o potencial comercial da imagem do meia.
Uma das formas boladas para compensar o alto custo do negócio, que parte da casa dos US$ 5 milhões, é transformar Riquelme em uma espécie de garoto-propaganda exclusivo do Grupo Sonda, que, além do braço esportivo que mantém jogadores em grandes clubes (nos moldes da Traffic), também é formado por uma rede de supermercados.
Nesse formato de negócio, o parceiro corintiano bancaria não apenas o pagamento ao Boca Juniors pela liberação como também parte significativa dos ganhos do atleta, na forma de direitos de imagem.
Assim, para o Corinthians, sobra apenas a parte do salário em carteira, valor que deixaria o custo da manutenção de Riquelme no Parque São Jorge bem mais viável, já que para o clube alvinegro o gasto não seria fora dos padrões dos salários mais altos do atual elenco.
O incomum plano para conseguir retorno do investimento tem uma justificativa no perfil e na trajetória da carreira do próprio jogador.
Apesar de ser reconhecidamente talentoso com a bola nos pés e de ter vencido títulos importantes -sobretudo as Libertadores que amealhou com o Boca-, Riquelme não é mais um jogador com mercado aberto no futebol da Europa.
Primeiro, pela idade. O habilidoso meia armador completou 31 anos em junho.
E, em segundo lugar, pelo histórico de problemas de adaptação que o argentino teve em suas idas e vindas de seu país para a Espanha, apesar do idioma amigável e do sucesso que teve defendendo o Villarreal, depois de naufragar como atleta do Barcelona.
A contratação de Riquelme é prioridade do Corinthians. Por isso a condução do negócio por parte do clube se transferiu do departamento de futebol para o de marketing, responsável por bolar estratégias que viabilizaram as chegadas de Defederico, no meio do ano, e, principalmente, do atacante Ronaldo.
Luis Paulo Rosenberg, diretor de marketing do clube e mentor dessas duas transações corintianas bem-sucedidas, é o encarregado de falar pelo Corinthians. Nos próximos dias, o dirigente deve ir à Argentina para tentar encaminhar o negócio, considerado complicado por seu colega de diretoria Mario Gobbi, chefe do departamento de futebol.


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