São Paulo, domingo, 07 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

estatística

Desde Série B, equipe é a 2ª melhor do país

DO ENVIADO A PORTO ALEGRE

Desacreditado no início do Nacional, o Grêmio não pode ser considerado uma surpresa sob a luz de seu desempenho desde a volta da Série B. Nos três últimos anos, o time gaúcho só ficou atrás do São Paulo, bicampeão e líder do atual campeonato.
De 2006 a 2008, a equipe gaúcha ganhou 194 pontos dos 339 disputados -aproveitamento de 57,22%.
É superado pelo São Paulo, com desempenho de 67%. Mas fica à frente de equipes com mais investimento, como Inter, Cruzeiro, Flamengo, Santos e Palmeiras.
O sucesso dos gaúchos, em geral, é fruto da aposta em jogadores rejeitados em outros clubes, misturados com a base. Afinal, o time também enfrentou sérias dificuldades financeiras ao chegar à Série B -acumulava dívidas desde a quebra da ex-parceira ISL.
Em 2006, o vice-campeão, dirigido por Mano Menezes, tinha Tcheco, que não dera certo no Santos, e Hugo, com passagens fracassadas no Flamengo e no Corinthians. Além de atletas da base, como o volante Lucas.
"Nosso investimento neste ano foi só razoável. Gastamos um pouco mais com o Souza, o Perea e o Orteman. De resto, pegamos jogadores emprestados, como Marcel", explicou o diretor de futebol, André Krieger. (RM)


Texto Anterior: "Humilhação" forjou time atual de Roth
Próximo Texto: Sob o caos, Vasco tenta permanecer na elite
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.