São Paulo, domingo, 07 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tiago Camilo se blinda por novo feito

Judoca faz dieta especial e usa suplemento até em treino para ser o primeiro a obter medalha olímpica em 3 categorias

Rotina inclui "mergulho" em tonel com gelo e trabalho com levantamento de peso olímpico para reforçar os músculos em volta do joelho


EDUARDO OHATA
DA REPORTAGEM LOCAL

As refeições são praticamente as mesmas cinco diárias de antes -de vez em quando, chegam a seis por dia. O que mudou foi a quantidade, a composição e a suplementação em período integral, antes, depois e até durante os treinamentos.
A dieta faz parte do projeto do paulista Tiago Camilo de, na Olimpíada de Londres-2012, ser o primeiro judoca na história a conquistar medalhas em três categorias de peso. Como leve (até 73 kg), ganhou uma prata em Sydney-2000 e, como meio-médio (até 81 kg), um bronze, neste ano, em Pequim.
O primeiro teste oficial em sua nova categoria, a dos médios (limite de até 90 kg), aconteceu ontem, no Grand Prix masculino, no Rio Grande do Sul. Ele venceu suas lutas.
Para chegar à sua meta, ele montou programa multidisciplinar que, além do treino no tatame, contempla nutricionista, condicionamento físico, levantamento olímpico e olheiro de rivais, tudo coordenado pelo médico Ricardo Laurino.
""Minha agenda agora prevê treino de sábado, o que antes não acontecia. Mas, como a Alessandra [mulher do judoca] me acompanha sempre, ela não fica chateada", afirma Camilo. ""O número de refeições segue igual, às vezes, quando fico acordado, faço ainda uma ceia. O que mudou foi a quantidade."
Livre de culpa, Camilo agora permite até seu lado gourmet aflorar. No início da semana passada, brincou, em evento gastronômico, que aquela era ""sua nova dieta". ""Antes, comia só uns bifes bem fritos. Agora já posso comer aqueles mais suculentos", comemora o judoca.
A suplementação ganhou papel de destaque em sua rotina.
""Nos intervalos no meio do treino ele consome suplementos de glutamina e carboidratos. O primeiro ajuda na recuperação do físico e do sistema imunológico, e o segundo é para o organismo não consumir músculos", aponta Laurino. ""E é importante a regularidade, ele não pode passar muito tempo sem consumir alimentos."
Com o aumento de peso, o ponto da anatomia que mais padece é a articulação dos joelhos. Para prevenir problemas, Camilo anexou à sua equipe Edmilson Dantas, técnico de levantamento olímpico da seleção brasileira da modalidade que foi a Pequim. ""Além de fazê-lo ganhar mais potência e explosão, alguns dos pontos bastante trabalhados são os músculos que envolvem as articulações dos joelhos, queremos protegê-los", explica Dantas.
Logo após o treino com pesos, Camilo se submete a um ritual não muito comum no Brasil, entra em um tonel com gelo e água, onde fica por oito minutos. A meta é evitar microlesões e recuperar os membros inferiores para o treino da noite.
Nem nessa hora deixa de ingerir os suplementos. Aponta que tudo está ligado. ""Dieta, suplementos, levantamento, condicionamento, balde com gelo e repouso para o físico. O que é isso? Estou me blindando."


Texto Anterior: Corinthians: Reunião deve definir futuro de Herrera
Próximo Texto: Mudança de peso motiva atleta em ciclo olímpico
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.