São Paulo, domingo, 07 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mudança de peso motiva atleta em ciclo olímpico

DA REPORTAGEM LOCAL

Um misto de necessidades física e mental resultou na decisão de Tiago Camilo de mudar de peso. ""Acho difícil as pessoas entenderem o que é um atleta manter o foco por um ciclo olímpico [quatro anos]. Agora tenho uma meta nova, rivais com características novas."
""É arriscado mudar de categoria? Mas 45 dias antes dos Jogos de Pequim, pesei 84 kg e estava com 9% de gordura corporal. Lutei nos 81 kg, e devia estar com 6%, 7% de gordura", afirma. ""De que adianta ficar quatro anos se matando, sem render? É perder quatro anos."
Segundo o time de Camilo, na parte estritamente esportiva, é questão de adaptação.
""Queremos melhorar sua capacidade anaeróbia, além da potência em algumas técnicas. Substituímos grande parte do trabalho de corrida pelo trabalho no tatame, usando ações específicas da modalidade", explica Emerson Franchini, supervisor dessa área do treino.
""Os médios são mais fortes e altos. Mas há golpes que funcionam melhor do judoca mais baixo para o mais alto", diz João Gonçalves Filho, um dos técnicos de judô de Camilo.
""O [medalha de prata, em 84] Douglas Vieira analisará teipes dos adversários e traçará táticas", diz Ricardo Laurino. (EO)


Texto Anterior: Tiago Camilo se blinda por novo feito
Próximo Texto: No escuro, ginástica conhece hoje seu novo presidente
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.