São Paulo, domingo, 08 de fevereiro de 2004

Próximo Texto | Índice

PAINEL FC

Prazo de validade
O Corinthians corre risco de estrear no Brasileiro de treinador novo. Alguns membros da cúpula da equipe já contabilizam em número de jogos um prazo para que o time embale ou Juninho perca o emprego.

Detetive
O Corinthians faz levantamento na Fifa para descobrir casos semelhantes aos de Ricardinho. São situações em que jogadores tiveram seus contratos rescindidos por um clube sem o aval de outro que tinha participação nos vínculos do atleta.

Evidência
Os cartolas do Parque São Jorge dizem já ter achado pelo menos um caso em que a entidade que controla o futebol mundial ordenou que fosse paga uma indenização, apesar da rescisão não ter envolvido dinheiro. A idéia dos dirigentes corintianos é utilizar a jurisprudência.

Volta ao mundo
Pelé inaugurará em abril sua exposição em Londres, que durará pelo menos três meses. A turnê com objetos pessoais do Rei já passou por SP, Rio e cidades do Oriente Médio e da Ásia. Executivos da Pelé Pro viajam à Inglaterra nesta semana para fechar o negócio.

Ovelha negra
Apesar da excelente média de público registrada no Estadual do Rio, graças à torcida dos clubes grandes, a competição também teve alguns fiascos. Apenas 21 pessoas pagaram para assistir ao empate sem gols entre os pequenos Olaria e Americano.

Adesão
Paulo Amaral ganhou novos aliados em sua tentativa de sair como candidato da oposição são-paulina. Trata-se da própria situação, que afirma que Amaral é o seu nome preferido para disputar a presidência com Marcelo Portugal Gouvêa em abril. A situação diz que Amaral tem um alto índice de rejeição.

Um passo atrás
Apesar de já contar com o apoio do governo federal para sua campanha pelos Jogos-2012, só nesta semana Madri obteve a adesão oficial de sua Câmara Municipal. A união das três esferas de governo é um ponto importantíssimo, segundo a OGKS (entidade do COI que acumula e disponibiliza informações sobre competições olímpicas).

Migração
O Botafogo ganhou chance de se mudar de Niterói para o centro do Rio. A Rede Ferroviária Federal, em fase de liquidação, possui um terreno de 100 mil m2 no local e deve IPTU à prefeitura, que propõe uma compensação para depois ceder a área para os alvinegros construírem um estádio para 30 mil pessoas.

Simultâneo
Começará a sair do papel nesta semana a idéia do Rio para imprimir um sabor internacional à parte arquitetônica das próximas instalações esportivas do Pan-2007 e dos Jogos-2012. As cartas-convite nacionais e internacionais para o concurso público saem na próxima sexta.

Tapa-buraco
O Denver, do brasileiro Nenê, estuda criar um time na WNBA para 2005. Stan Korenke, dono da equipe, quer lançar um canal de esportes no Meio-Oeste dos EUA para passar jogos do Denver e do Colorado Avalanche, da NHL. Mas durante o recesso, de junho a setembro, a TV ficaria sem atração ao vivo. É aí que entraria o time da WNBA.

Houdini
Não repercutiu bem nos EUA a dupla cidadania obtida por Tiago Splitter, que vinha sendo muito bem cotado para o vestibular da NBA, em junho. Depois que o ala-pivô obteve a cidadania espanhola, por exemplo, sumiu do site www.nbadraf.net, que acertou 35 dos 40 primeiros escolhidos no draft passado.

E-mail: painelfc.folha@uol.com.br

DIVIDIDA

De Marcelo Portugal Gouvêa, ao tomar conhecimento que Alberto Dualib gosta do oposicionista Paulo Amaral e não o apoiará publicamente a novo mandato no São Paulo:
- Dualib seria importante para mim. Agora, quanto ao Roque Citadini, prefiro que ele apóie o Paulo Amaral.

CONTRA-ATAQUE

Tempo de despertar

No começo dos anos 90, Andrew Golota surgia como promessa para suceder Mike Tyson no domínio dos pesados.
O polonês estava credenciado pelas duas surras que deu em Riddick Bowe, tendo perdido por desqualificação.
Para atingir o topo, Golota seguia à risca as ordens do técnico Lou Duva, o mesmo que orientou outros atletas de destaque, como Pernell Whitaker, Evander Holyfield e Meldrick Taylor.
Impressionado com tamanha obediência às suas determinações, Duva elogiava o pupilo.
- Ele é um garoto que acorda todos os dias às 6h, não importa que horário seja, disse o treinador, derrapando na linguagem.
Golota não fez por merecer a rasgação de seda: sofreu derrotas em suas maiores lutas, que acabaram por aniquilar sua carreira. Nunca obteve um título.



Próximo Texto: Maior negócio do futebol paulista é fazer ingresso
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.