São Paulo, domingo, 08 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Índice

MEMÓRIA

Capricho de rei define extensão da maratona

DA REPORTAGEM LOCAL

A primeira maratona da Olimpíada Moderna, em Atenas-1896, procurou seguir a tradição dos antigos Jogos. Assim, os fundistas tiveram que percorrer os 40 km que separam Maratona de Atenas.
Spiridon Louis cumpriu a distância em 2h58min50s. A vitória fez o atleta amador grego se tornar um herói em seu país.
Os Jogos de Londres-1908 foram os primeiros em que a disputa teve o formato atual de 42,195 km. O trajeto foi ampliado para que os atletas largassem do Palácio de Windsor, a fim de que as crianças reais assistissem à partida, com chegada no estádio Shepherd's Bush.
De 1908 até 1924 diferentes distâncias foram usadas, com a prova variando de 40 km a 42,75 km. Para os Jogos de Paris-1924, o percurso estabelecido em Londres foi oficializado.
Desde a primeira edição, a disputa foi vencida por competidores de 13 países, mas nunca mais houve um grego no lugar mais alto do pódio. A Etiópia, atual bicampeã, é a recordista em conquistas, com cinco.
Nikólaos Poliás, 32, até agora é o único anfitrião que atingiu o índice olímpico -fez o tempo de 2h13min53s na Maratona de Paris, em agosto. Nem o torcedor mais otimista em seu país, porém, acredita que ele possa repetir o feito de Louis. (ALF)



Texto Anterior: Olimpíada: Modernidade desafia história em Atenas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.