São Paulo, terça-feira, 08 de fevereiro de 2005

Próximo Texto | Índice

PAINEL FC

Reclamação por escrito
A comissão de arbitragem da FPF vai oficializar a corneta em cima dos juízes no Paulista. As súmulas serão acompanhadas de papeletas com comentários dos dois times sobre os árbitros. A diretoria indica os críticos, de preferência também cartolas.

Julgamento
Esses relatórios vão ajudar a comissão a decidir quem merece ficar na geladeira. Em troca, a FPF espera que dirigentes, técnicos e atletas deixem de meter a boca nos árbitros em público.

De duas uma
Antes de o novo critério valer, Sálvio Spínola terá a sua atuação no empate entre Barbarense e São Paulo analisada. Se ele não for para a geladeira, Leão e Rogério serão julgados pelo TJD por falarem cobras e lagartos do juiz. O técnico chiou por telefone com o presidente da FPF, Marco Polo Del Nero.

Calculadora
Pelas contas de Leão, seu time poderia ter seis pontos de vantagem sobre o Santos, se não fossem erros dos juízes. Ele conta duas partidas em que viu ajuda ao rival, contra Atlético de Sorocaba e Ponte Preta.

A praça é dele
Desalojado da sala da presidência, após encerrar seu último mandato, Mustafá Contursi encontrou um novo espaço no Parque Antarctica. Adotou uma pracinha que mandou construir enquanto estava no poder. Lá faz discursos para ajudar seus aliados na eleição do conselho palmeirense neste mês.

A prazo
A pressa do Fluminense em ver a Timemania em vigor é tanta que antes mesmo de ela sair do papel os cartolas já fazem contas. Calculam que em nove anos quitarão R$ 120 milhões com o governo, graças à loteria, idealizada para exterminar esses débitos. Otimista, a diretoria sonha em ver o projeto definido até o final deste mês.

Tevez e Gisele
O corintiano vale tanto quanto a top model. É o que avaliaram funcionários da Ambev, sábado, no camarote do Bar Brahma no sambódromo paulistano. Vibraram ao vê-lo vestir a camisa com a marca da cerveja. Enxergaram uma economia de US$ 100 mil, quantia paga para Gisele Bündchen fazer o mesmo.

Incrível Hulk
Quem não quis fazer propaganda de graça foi Kia Joorabchian. Na madrugada de ontem, no sambódromo do Rio, explicou, em português, que não vestiria a camisa oficial do camarote da cervejaria. Para entrar, cedeu. Porém, ao raiar do dia, rasgou a camiseta e deixou aparecer a do Corinthians.

Papéis trocados
Poucos fãs assediaram a seleção brasileira no hotel em Hong Kong. Só Zagallo chamou atenção. Dava autógrafos e tirava fotos com turistas. Esquecido, ao seu lado, estava Parreira.

Timidez
Zagallo e Parreira estranharam o fato de os atletas não aproveitarem a folga que ganharam ontem. Nenhum deles se animou a deixar a concentração e explorar Hong Kong. Nem para fazer compras.

Ponte aérea
A atriz Maitê Proença acompanha a delegação como turista. De lá, vai para o casamento de Ronaldo, semana que vem, na França, ao lado de seu namorado, Rodrigo Paiva. Ele é assessor de imprensa da CBF e do atacante, que ficou na Espanha.

Intercâmbio
Ao assumir o Real Madrid, Vanderlei Luxemburgo prometeu mostrar aos espanhóis o que há de mais moderno em treinamentos e acessórios, como um programa de computador sobre tática. Mas ficou boquiaberto com a reforma no gramado do Santiago Bernabeu, que tem 5% de grama sintética para fixá-lo.

E-mail: painelfc.folha@uol.com.br

DIVIDIDA

De Emerson Leão ao contar conversa que teve para tentar convencer Parreira a convocar o são-paulino Cicinho:
- Ele falou que o meu lateral-direito só ataca. E o dele, o Cafu, que nem isso faz?

CONTRA-ATAQUE

Craque calabresa

As exigências contratuais de jogadores de futebol decrescem conforme sua idade aumenta. Craques veteranos costumam encerrar suas carreiras recebendo mixarias pelos rincões.
Mas é difícil alguém superar o norueguês Bard Erik Olsen. Atacante do Moss FK por boa parte da carreira, decaiu com o passar dos anos para o Sprint-Jeloy, da segunda divisão. Aos 32, resolveu se aposentar.
Não contava que o Tronvik, da quinta divisão, que sempre admirou o seu futebol, apelasse. O time convenceu o atacante a seguir nos campos recebendo como salário seu prato predileto: uma pizza por semana.
O país tem antecedentes: consta que outro atacante, Kenneth Kristensen, trocou o Vindbjart pelo Flekkeroy em troca de uma porção de camarões equivalente ao seu peso.


Próximo Texto: Alvará de Ronaldo esvazia jogo marcado para faturar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.