São Paulo, segunda-feira, 08 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Argentina terá oásis esportivo na Copa

Após vencer disputa com outras seleções, time de Maradona ficará alojado a 2 minutos de caminhada dos locais de treino

Equipe poderá usar 5 campos em Pretória, enquanto os brasileiros irão dispor de um, com a necessidade de pegar ônibus, em Johannesburgo

FÁBIO ZANINI
ENVIADO ESPECIAL A PRETÓRIA

No que depender da estrutura de treinamento e acomodação, os argentinos saíram na frente de vários rivais na preparação para a Copa-2010.
Após ter vencido uma disputa renhida com Inglaterra, Estados Unidos e Itália, a seleção do treinador Diego Maradona vai se preparar no instituto que é considerado atualmente a principal ilha de excelência esportiva do continente africano.
Do Centro de Alta Performance da Universidade de Pretória saíram 20% dos competidores da África do Sul que participaram dos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.
O local é definido pelos seus diretores como um "resort esportivo", com 45 quartos abrigando atletas profissionais em busca de aperfeiçoamento, do críquete à ginástica olímpica, da natação ao futebol. Equipes de Suécia, Alemanha, Inglaterra e vários países africanos já passaram temporadas ali.
"Quando os argentinos assinaram contrato conosco, nós imediatamente cancelamos reservas anteriores e fechamos o local para eles. Ganharíamos mais dinheiro se continuássemos operando normalmente, mas não podíamos recusar essa oportunidade", declarou Toby Sutcliffe, diretor-executivo do centro. Ele não revela quanto a Argentina está desembolsando pela exclusividade no local.
Fundado em 2002, o centro é ligado à universidade e utiliza parte de seu campus, no centro da capital sul-africana. Entretanto funciona de forma independente, como um negócio, sustentado por diárias equivalentes a R$ 180.
As instalações incluem ginásio para basquete e vôlei, cinco halls para ginástica, judô e esgrima, piscina aquecida, seis campos de rúgbi, pista de atletismo, nove campos de futebol, 22 quadras de tênis e cinco locais para treinos de críquete.
Os argentinos ficarão alojados numa área isolada. Durante a Copa do Mundo, a delegação terá todos os quartos, suítes com ar-condicionado, TV a cabo e internet sem fio. Terão exclusividade também sobre um prédio com academia de ginástica, refeitório, lounge com sofás de couro e uma sala de reuniões atualmente decorada com fotos de jogos de rúgbi.
E, principalmente, terão o conforto de treinar bem ao lado da concentração. Isso porque basta uma caminhada de dois minutos para chegar do quarto aos locais de preparação.
Nesse ponto, a vantagem sobre as condições da seleção brasileira é óbvia. Os jogadores do técnico Dunga precisarão pegar ônibus e se deslocar pelas ruas de Johannesburgo desde o hotel em que ficarão concentrados -hoje, ainda um canteiro de obras- para um único campo de futebol numa escola de segundo grau.
No caso da Argentina, serão cinco os campos à disposição. Um campo de rúgbi está sendo convertido em gramado para futebol, para que possam ser realizados treinos privados.
Ao lado, o estádio do Amatuks, equipe de futebol da segunda divisão do campeonato sul-africano, já está pronto e será utilizado para as sessões com a presença do público. Outros três campos de rúgbi podem ser usados para corridas e treinamentos leves.


Texto Anterior: Pendente: Jogos decisivos entre Chile e Israel ficam para hoje
Próximo Texto: Know-how: Reprovada no corte da carne, cozinha ganhará curso
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.