São Paulo, quinta-feira, 08 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em três meses, Prudente vai além da era Barueri

Clube, que trocou de sede e de nome neste ano, fica com 3ª vaga para semifinais

Melhor posição em 10 anos na antiga residência foi um sexto lugar, em 2008; após vencer seis jogos seguidos, equipe pegará Santo André

Fernando Martinez/Futura Press
Comemoração do gol de Wesley, do semifinalista Prudente

RENAN CACIOLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Em pouco mais de três meses de residência em Presidente Prudente, o Grêmio fez mais do que em dez anos em Barueri, sua antiga casa. Pela primeira vez na história, o clube ficou entre os quatro melhores colocados do Campeonato Paulista.
O time, que mudou de nome e de CEP em 2010, vai encarar o Santo André nas semifinais. O primeiro jogo está agendado para domingo. Como teve campanha inferior, o Prudente jogará a partida de ida no estádio Eduardo José Farah, mesmo palco da vitória de 1 a 0 sobre o São Caetano, ontem à noite.
Carlos Eduardo marcou, aos 24min do primeiro tempo, o tento histórico -a equipe havia levado duas bolas na trave.
"É um momento muito especial", disse o zagueiro Paulão.
Até então, a melhor posição do antigo Barueri na elite estadual, que ele passou a disputar em 2007, acontecera em 2008, quando a equipe foi a sexta melhor da competição e, depois, sagrou-se campeã do Interior.
Foi a sexta vitória consecutiva do Grêmio Prudente sob o comando de Toninho Cecílio, ex-dirigente do Palmeiras.
Antes de o novo treinador assumir, o time vinha oscilando bastante nas mãos de Vinícius Eutrópio, que obtivera cinco vitórias, quatro empates e quatro derrotas. Quando Toninho chegou, depois da 13ª jornada, o clube era o décimo colocado.
A distância de quatro pontos para o G4 foi dizimada com a série de triunfos, incluindo um 2 a 0 sobre o Corinthians.
A terceira posição conquistada após 19 rodadas, por sinal, parecia algo totalmente improvável no começo da temporada.
Devido a divergências políticas com a Prefeitura de Barueri, cidade que abrigava o clube desde 1989, ano de sua fundação, a agremiação mudou-se para Presidente Prudente, distante 558 km de São Paulo.
Já na segunda rodada, no empate (2 a 2) com o Palmeiras, o time estreou no novo estádio.
Apesar da alteração de nome -que passou pelo crivo dos vereadores-, as conquistas migraram junto com o time, que manteve suas vagas na elite do Estadual e do Brasileiro e na Copa Sul-Americana.
Mesmo assim, a modificação mais sentida veio já no final do ano passado, quando houve um desmanche e o conjunto titular foi praticamente todo desfeito.
Embalado, o Prudente busca, agora, o ápice. Desde 2004, quando o São Caetano foi o campeão, um "nanico" não desbanca os quatro grandes.


Texto Anterior: São Paulo vence campo ruim e espera o Santos
Próximo Texto: Fora: Lusa dá adeus com revés no Canindé
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.