São Paulo, sexta-feira, 08 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

MOTOR

FÁBIO SEIXAS - fabioseixas.folha@uol.com.br

Sobre a tão fácil busca por culpados

OK, QUEREM culpados?
São culpados os dirigentes da Confederação Brasileira e da Federação Paulista de Automobilismo, omissos há vários anos e várias gestões, que parecem ter como prioridades arrecadar dinheiro com carteirinhas e posar para fotos com pilotos de F-1 durante o GP Brasil.
São culpados os que administram Interlagos e se opõem a mudanças no traçado como se isso fosse uma heresia. Como se circuitos do mundo todo não mudassem sempre. Como se fosse muito complicado submeter um projeto à FIA e obter nova chancela para a F-1 ou qualquer outra categoria.
São culpadas as categorias, que pagam, usam e vão embora, eximindo-se de qualquer contribuição para a melhoria dos autódromos, como se a qualidade de seus produtos não estivesse diretamente ligada às condições dos circuitos. E que sonegam treinos a seus pilotos, algo que não ajuda em na- da na formação.
São culpados os comissários e diretores de provas no Brasil, mal treinados, mal aparelhados e que, não raramente, permitem treinos e provas quando não há condições de segurança -em fevereiro, Xandinho Negrão teve sorte ao romper um alambrado e ir parar num pasto vizinho ao circuito de Piracicaba, claramente sem condições para a Stock.
São culpados os pilotos, que se unem nas tragédias, mas que formam classe da mais desunida em "tempos normais". Quando Rafael Sperafico morreu, em 2007, todos se insurgiram contra a Curva do Café. Propuseram uma chicane, que chegou a ser testada. Abandonaram a ideia e nunca mais falaram no assunto.
São culpados os jornalistas, que fazemos alardes e alertas e denúncias e críticas e que abandonamos a causa depois, em nome de outras.
Para eximir tanta culpa, que tal agir, cada um na sua? Seria algo, enfim.

INTERLAGOS
CERTO
Enquanto muita gente fala, a SPTuris resolveu dar um primeiro passo. Uma comissão de ex-pilotos será formada para cogerir o autódromo. Gente que conhece cada curva, que correu em Interlagos, que entende de automobilismo e que, principalmente, se importa. Infelizmente, desde a saída de Roberto Seixas da posição de gestor, não tem sido o caso.

F-1
ERRADO
A FIA anunciou que, em Sepang, a asa móvel poderá ser acionada apenas na primeira reta de chegada, e não na "irmã gêmea" que a antecede. Uma pena. Se é verdade que Melbourne não foi exatamente o melhor palco para experimentar a novidade, também é que o circuito da Malásia poderia tranquilamente comportar dois pontos para o acionamento.


Texto Anterior: No masculino, Sesi e Minas decidem vaga
Próximo Texto: Assembleia da CBF deixa Piauí sem tocar na bola
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.