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MOTOR
FÁBIO SEIXAS - fabioseixas.folha@uol.com.br
Sobre a tão fácil busca por culpados
OK, QUEREM culpados?
São culpados os dirigentes da Confederação Brasileira e da Federação Paulista de Automobilismo, omissos há vários anos e várias
gestões, que parecem ter como prioridades arrecadar
dinheiro com carteirinhas e
posar para fotos com pilotos
de F-1 durante o GP Brasil.
São culpados os que administram Interlagos e se
opõem a mudanças no traçado como se isso fosse uma
heresia. Como se circuitos
do mundo todo não mudassem sempre. Como se fosse
muito complicado submeter
um projeto à FIA e obter nova chancela para a F-1 ou
qualquer outra categoria.
São culpadas as categorias, que pagam, usam e vão
embora, eximindo-se de
qualquer contribuição para
a melhoria dos autódromos,
como se a qualidade de seus
produtos não estivesse diretamente ligada às condições
dos circuitos. E que sonegam treinos a seus pilotos,
algo que não ajuda em na-
da na formação.
São culpados os comissários e diretores de provas no
Brasil, mal treinados, mal
aparelhados e que, não raramente, permitem treinos e
provas quando não há condições de segurança -em
fevereiro, Xandinho Negrão
teve sorte ao romper um
alambrado e ir parar num
pasto vizinho ao circuito de
Piracicaba, claramente sem
condições para a Stock.
São culpados os pilotos,
que se unem nas tragédias,
mas que formam classe da
mais desunida em "tempos
normais". Quando Rafael
Sperafico morreu, em 2007,
todos se insurgiram contra a
Curva do Café. Propuseram
uma chicane, que chegou a
ser testada. Abandonaram
a ideia e nunca mais falaram no assunto.
São culpados os jornalistas, que fazemos alardes
e alertas e denúncias e críticas e que abandonamos
a causa depois, em nome
de outras.
Para eximir tanta culpa,
que tal agir, cada um na
sua? Seria algo, enfim.
INTERLAGOS
CERTO
Enquanto muita gente fala, a
SPTuris resolveu dar um primeiro passo. Uma comissão
de ex-pilotos será formada
para cogerir o autódromo.
Gente que conhece cada curva, que correu em Interlagos, que entende de automobilismo e que, principalmente, se importa. Infelizmente,
desde a saída de Roberto Seixas da posição de gestor,
não tem sido o caso.
F-1
ERRADO
A FIA anunciou que, em Sepang, a asa móvel poderá ser
acionada apenas na primeira reta de chegada, e não na
"irmã gêmea" que a antecede. Uma pena. Se é verdade
que Melbourne não foi exatamente o melhor palco para
experimentar a novidade,
também é que o circuito da
Malásia poderia tranquilamente comportar dois pontos para o acionamento.
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