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AUTOMOBILISMO
Em Barcelona, categoria é sondada pela equipe campeã da F-3.000 e competidora da F-Renault inglesa
Mudanças na F-1 já atraem time e mulher
FÁBIO SEIXAS
ENVIADO ESPECIAL A BARCELONA
Aprovadas pelas equipes de F-1
na última terça-feira, as propostas
de novas regras para a categoria já
começam a cumprir um de seus
objetivos: atrair caras novas.
Em Barcelona, onde hoje será
definido o grid para o GP da Espanha, dois nomes se apresentaram
como candidatos. Um entre os times, outro entre os pilotos.
Campeã da F-3.000 nos últimos
dois anos e líder do campeonato-escola da F-1, a Arden diz estar
pronta para subir em 2005 se o regulamento for posto em prática.
"Há um ano venho falando com
a FIA e fazendo cálculos. Com 60
ou 70 pessoas e um orçamento de
US$ 28 milhões, consigo correr
uma temporada", disse à Folha
Christian Horner, dono da Arden.
Inglês, 31 anos, ex-piloto de categorias de base, Horner espera
pela possibilidade de os times comercializarem componentes,
uma das novidades propostas por
Max Mosley, presidente da entidade máxima do automobilismo.
"Se tivesse que projetar e fazer
um carro, precisaria de US$ 48
milhões, 200 pessoas e de um túnel de vento", disse. "Foi o quebrou a Pacific e a Forti-Corse."
Horner se refere às últimas duas
aventureiras que tentaram saltar
da F-3.000 para a F-1 -respectivamente, em 94 e 95. Sem verba
para sustentar os altos custos da
categoria, fecharam logo depois.
A FIA quer acabar com isso. No
megapacote de mudanças que enviou às equipes, a entidade sugere
"o fim das restrições a venda, empréstimo ou troca de chassis e peças entre os times". Assim, equipes de ponta poderão vender para
as nanicas modelos dos anos anteriores. "Se eu puder iniciar um
campeonato com um carro que a
McLaren, por exemplo, usou na
última temporada, sei que poderei lutar por pontos", declarou.
As mudanças nas regras agora
só dependem do aval do Conselho Mundial da FIA, em junho.
Caso a entidade atinja o propósito de 12 times até 2006, a F-1 terá
vagas para mais quatro pilotos.
E já há uma candidata: a escocesa Susie Stoddart, 21, atual quarta
colocada na F-Renault inglesa.
"Não há razão para que uma
mulher não seja capaz de enfrentar Michael Schumacher", disse a
piloto ao "Daily News", da Inglaterra. "Estou determinada a conseguir uma vaga até 2006."
A presença de uma mulher na
F-1, que não ocorre desde que
Giovanna Amati tentou se classificar para três provas em 92, seria
mais um ponto para a FIA na tentativa de tornar a categoria mais
interessante. Pois amanhã, o que
se espera, é outra vitória de Schumacher. A quinta em cinco GPs.
NA TV - Treino oficial do GP da
Espanha, Globo, ao vivo, às 9h
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