São Paulo, sábado, 08 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GEOPOLÍTICA

País já foi uma das civilizações mais evoluídas do mundo

DA REPORTAGEM LOCAL

Durante séculos, a China foi uma das civilizações mais avançadas do planeta, competindo com as potências ocidentais (e, muitas vezes, superando-as) em áreas como as ciências e as artes.
Porém, na primeira metade do século passado, o país atravessou um período de instabilidade civil, de derrotas militares, de ocupação estrangeira e de fome.
Em 1949, os comunistas -liderados por Mao Tse-tung- tomaram o poder, garantindo a soberania territorial chinesa, mas impondo um rígido controle de preços e de liberdades individuais. Após 1978, o sucessor de Mao, Deng Xiaoping, introduziu reformas econômicas, aproximando certas áreas do país da economia de mercado e decentralizando o sistema de tomada de decisões econômicas.
O produto interno quadruplicou nos 20 anos subsequentes, e a China se tornou uma potência econômica. Em 2001, passou a fazer parte da Organização Mundial do Comércio. Apesar disso, as liberdades políticas ainda são reduzidas no país.
A China tem litígios fronteiriços com vários de seus vizinhos, como a Índia e a Rússia. Além disso, Pequim exige que Taiwan volte a fazer parte do país.


Texto Anterior: Microfone
Próximo Texto: Grupo C: Aprovação a Scolari explode após a estréia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.