São Paulo, domingo, 08 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alçapão desafia Luxemburgo

Técnico prepara Palmeiras para encarar barulho da torcida e calor da Ilha do Retiro contra o Sport

Após levarem quatro gols na eliminação da Copa do Brasil, paulistas voltam ao estádio para tentar quebrar tabu e ascender na tabela


TONI ASSIS
DA REPORTAGEM LOCAL

"É um estádio diferente. A torcida empurra o time com o barulho e canta o tempo todo. O calor também é muito grande, e a pressão é difícil. Mas é uma pressão boa. E os meus jogadores têm que saber que isso não entra em campo."
O discurso de Vanderlei Luxemburgo serviria para um jogo digno do alçapão da Bombonera, em Buenos Aires. Mas a panela de pressão a que o palmeirense se refere está em território nacional e vai testar o Palmeiras hoje na sua busca por um lugar melhor na classificação do Brasileiro -era o sexto até a abertura da rodada.
O duelo contra o Sport acontece às 16h, e o palco, a Ilha do Retiro, testemunhou neste ano o primeiro fiasco de Luxemburgo desde que assumiu o cargo de treinador do Palmeiras: a eliminação da Copa do Brasil com goleada de 4 a 1.
Além da dificuldade natural de atuar diante de uma torcida fanática, o desempenho do Sport impõe respeito. O rubro-negro ostenta a marca de 20 jogos sem derrota em casa, com só três empates -não perde desde outubro de 2007.
Às vésperas de decidir a Copa do Brasil contra o Corinthians, é a Ilha do Retiro que surge como principal força num momento em que o técnico Nelsinho Baptista sinaliza com um time de reservas para hoje.
Mas, apesar da decisão de poupar os titulares, a própria diretoria pernambucana exalta sua casa. "O Marcos [goleiro do Palmeiras] disse que a Ilha do Retiro é como a Bombonera. Nossa torcida apóia mesmo o time", disse o vice de futebol do Sport, Guilherme Beltrão.
Para minimizar o efeito causado pelos 4 a 1 em Recife, Luxemburgo simplificou a eliminação. E disse que esse fato faz parte do passado. "Nós perdemos porque não jogamos nada. Lá, quem jogar melhor vai vencer. Não tenho que me preocupar com nada que não seja futebol", afirmou o técnico do Palmeiras, pivô de nova polêmica por ter comentado os problemas que seu time enfrentou no duelo contra o Sport pela Copa do Brasil, em 30 de abril.
Para o jogo de hoje, o Palmeiras volta a lançar mão do meio-de-campo titular que venceu o Paulista-2008. Pierre, Léo Lima, Diego Souza e Valdivia começam jogando. Na zaga, os titulares David, machucado, e Henrique, na seleção, dão lugar a Gustavo e Maurício.
Para Luxemburgo, o fato de o Sport ter uma decisão no meio de semana pode ajudar. "Na partida em que fomos eliminados da Copa do Brasil, estávamos disputando as finais do Paulista. Agora é o Nelsinho [treinador do Sport] quem vai estar meio dividido."
Com sete pontos, o Palmeiras abriu a rodada a três do líder Cruzeiro. Terminar a jornada mais perto da liderança é a meta do elenco na volta de Recife.
"Tivemos atuações abaixo da média, mas o momento de recuperar é agora. E o Luxemburgo cobra muito isso do elenco", disse o zagueiro Gustavo.


NA TV - Sport x Palmeiras
Globo (para SP) e Band (para Recife e Rio), ao vivo, às 16h



Texto Anterior: Tostão: Mil razões para vencer e perder
Próximo Texto: Ataque mingua e faz a equipe patinar
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.