São Paulo, domingo, 08 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Brasileiros põem Portugal à frente na estréia da Euro

Deco e Pepe, autor do segundo gol na vitória de 2 a 0 sobre a seleção da Turquia, alimentam otimismo luso na Suíça

Naturalizados da seleção de Scolari aparecem mais que astro Cristiano Ronaldo na 1ª rodada do interseleções, que vê queda de anfitriões


MARCELO NINIO
DE GENEBRA

Com gol de um zagueiro brasileiro, Pepe, Portugal estreou ontem na Eurocopa com uma vitória de 2 a 0 sobre a Turquia, dando fôlego ao clima de otimismo que cerca a equipe.
E, no jogo de abertura, a dona da casa sofreu um duplo revés no outro jogo do grupo A. Além de ser derrotada pela República Tcheca por 1 a 0, a Suíça ficou sem seu principal jogador, o atacante Alexander Frei, que se lesionou no primeiro tempo e está fora da competição.
No estádio de Genebra praticamente dividido entre torcedores portugueses e turcos, a Turquia começou pressionando, mas foi dominada pelo time de Luiz Felipe Scolari que impôs seu ritmo, chegando a terminar o primeiro tempo com 67% de posse de bola.
Enquanto todas as atenções estavam voltadas para o atacante Cristiano Ronaldo, quem mais brilhou no primeiro tempo foram os dois brasileiros naturalizados da seleção portuguesa, Pepe e o meia Deco.
Foi de uma parceria entre os dois que surgiu o lance mais polêmico da primeira etapa: aos 16min, Deco cruzou na cabeça de Pepe, que desviou para o gol. Delírio da torcida portuguesa e de Pepe, que foi comemorar no banco de reservas e custou a perceber que o gol fora anulado, por impedimento.
Cristiano Ronaldo, até então sumido, deu uma ótima arrancada pelo meio aos 29min, mas chutou fraco para fora após passar por dois defensores turcos. Aos 37min, mais um lance de perigo do atacante do Manchester United, que cobrou falta na entrada da área com precisão, mas que foi desviada de leve pelo goleiro turco, Volkan Demirel, e acabou batendo caprichosamente na trave.
O segundo tempo teve menos domínio de Portugal (37% de posse de bola), mas mais objetividade e presença no ataque.
Com quatro minutos, Simão roubou uma bola e passou para o capitão Nuno Gomes, que voltou a acertar a trave. A Turquia partia nos contra-ataques e levou perigo em troca de passes entre Altintop e Nihat -terminou nas mãos do goleiro.
O primeiro gol de Portugal na Eurocopa aconteceu aos 15 min, novamente pelos pés de Deco, que fez excelente tabela com Nuno Gomes antes de tocar por cima do goleiro Demirel. Sem encolher-se, Portugal continuou atacando e colocou mais uma bola na trave turca, a quarta da partida.
Já nos acréscimos, o meia Raul Meirelles, que havia entrado no lugar de Simão, marcou o segundo de Portugal com o gol vazio, após boa jogada de João Moutinho. A festa portuguesa tomou conta de vez do estádio de Genebra.
Na próxima rodada, a Suíça, cujos torcedores viram o sonho de receber a Eurocopa virar pesadelo, pega a Turquia no jogos dos desesperados, enquanto Portugal e República Tcheca duelam pela liderança.


Texto Anterior: Ataque mingua e faz a equipe patinar
Próximo Texto: "Já me sinto português", afirma Pepe
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.