São Paulo, segunda-feira, 08 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Suíço ainda busca ouro olímpico em simples e título da Copa Davis

DA REPORTAGEM LOCAL

Com o recorde de 14 títulos de Grand Slams assegurado, Roger Federer diz não ter objetivos específicos a atingir.
"Tento fazer a melhor carreira possível para ser julgada no final", afirmou Federer. "Como foi minha carreira? Boa? Fantástica? Muito boa? Ou média [risos]? Não sei. As outras pessoas vão dizer", completou ele, que passa por uma boa fase também na vida pessoal.
Sua mulher, a ex-tenista Mirka Vravinec, espera o primeiro filho do casal para agosto.
Apesar de não se considerar um "viciado em recordes", Federer se diz orgulhoso pelos que já conquistou. Pete Sampras diz que ele deve tentar estender os limites de seus feitos.
"Sei que são esportes diferentes, mas ele deveria mirar no recorde de [Jack] Nicklaus de 18 Grand Slams [no golfe]", afirmou o líder de semanas no topo do ranking (286).
Federer liderou por 237 semanas e atualmente ocupa a segunda posição, mas diminuirá bastante a vantagem de Rafael Nadal na lista a ser divulgada hoje. Terá a chance de retomar o topo em Wimbledon, que começa daqui a duas semanas.
O currículo de Federer, 27, tem outras lacunas que podem ser preenchidas nos próximos anos. A Suíça nunca venceu a Copa Davis e atualmente disputa a repescagem. Com Stanislas Wawrinka, ex-top ten e atualmente no 18º lugar, possui hoje uma equipe respeitável.
Em dupla com Wawrinka, Federer foi campeão olímpico em Pequim-2008. O ouro olímpico individual ainda é um sonho para o tenista. Em Londres-2012, as partidas de tênis serão em Wimbledon, local onde ele já triunfou cinco vezes.
O que parece distante é o recorde de títulos. Em 11 anos de carreira, o suíço faturou 59 troféus. O americano Jimmy Connors é o líder, com 109 taças.

Texto Anterior: Campeão previu queda de espanhol
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.