São Paulo, terça-feira, 08 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dunga ignora clubes em lista

Antes de receber o aval de times europeus, técnico chama 18 jogadores para os Jogos de Pequim

Robinho, Ronaldinho e Thiago Silva são os três jogadores com mais de 23 anos na convocação, que não deve ser a definitiva

SÉRGIO RANGEL
DA SUCURSAL DO RIO

À revelia dos clubes europeus, o técnico da seleção brasileira, Dunga, convocou ontem os 18 jogadores para a disputa dos Jogos de Pequim, em agosto. A lista foi publicada no início da noite no site da CBF.
O meia-atacante Ronaldinho, o atacante Robinho e o zagueiro Thiago Silva são os três atletas convocados acima dos 23 anos, como permite o regulamento do torneio olímpico. Entre os atletas mais novos, o atacante Jô e o lateral Ilsinho foram as novidades. Eles não haviam sido convocados por Dunga para os jogos amistosos da equipe olímpica.
A lista de ontem foi preparada por Dunga sem ser negociada previamente com os clubes que vão ceder os atletas.
Apesar de a CBF ter divulgado os convocados, o treinador dificilmente poderá contar com os 18 jogadores chamados ontem no torneio em Pequim.
Dirigentes de vários clubes europeus já anunciaram que não pretendem liberar os seus jogadores para a competição. Nenhuma legislação da Fifa garante a participação dos atletas na China à revelia dos clubes.
O Barcelona foi um dos primeiros a anunciar o boicote aos Jogos. Embora o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, tenha imposto a Dunga a convocação de Ronaldinho para Pequim, o clube catalão já anunciou que não pretende liberá-lo.
Manchester United, Liverpool e Werder Bremen são outros que não têm intenção de ceder atletas para a Olimpíada. Sendo assim, Anderson, Lucas e Diego também não jogariam na China. O Real Madrid também deve implicar com a convocação de Robinho e Marcelo.
No seu site, a CBF alega que divulgou os nomes ontem para garantir o início do período de treinamento, previsto para o dia 22. De acordo com o estatuto do jogador da Fifa, os atletas têm que ser convocados 15 dias antes do começo da preparação. No comunicado oficial, a entidade admite que a lista divulgada ontem poderá ter alterações e coloca o dia 23 de julho como a ""data final para a convocação definitiva".
Ao contrário das convocações anteriores, Dunga não deu entrevista ontem. Depois da seqüência de resultados negativos da seleção principal, o treinador foi blindado pela CBF.
No clássico contra a Argentina, no mês passado, no Mineirão, ele foi hostilizado por torcedores, que pediram a sua saída do cargo. A seleção principal está em quinto lugar nas eliminatórias da Copa-2010. Caso a competição terminasse hoje, a equipe nacional teria que disputar uma inédita repescagem.
Dunga não foi ontem nem à sede da CBF, localizada na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio.
A seleção deverá realizar os primeiros treinos na Granja Comary, em Teresópolis, a partir do dia 22. Inicialmente, a delegação só embarcaria no final do mês para a China. A estréia da equipe no torneio olímpico será contra a Bélgica, no dia 7, em Shenyang. A Nova Zelândia e a China também fazem parte do grupo da seleção, que tentará um inédito ouro olímpico.


Texto Anterior: José Roberto Torero: Vendo com os ouvidos
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.