São Paulo, quinta-feira, 08 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Holanda-10 pode igualar o Brasil-70

Só a seleção do tri ganhou todas as partidas, incluindo as eliminatórias

DO ENVIADO A DURBAN

A Holanda pode ser trivice-campeã mundial no domingo, mas tem chance também de fazer a melhor campanha, em números, da história das Copas (somando eliminatórias para o Mundial e o torneio em si), algo que só o Brasil de 1970 conseguiu.
A seleção laranja venceu seus oito jogos no qualificatório europeu. Foi a primeira seleção do velho continente a assegurar vaga na Copa da África do Sul. No Mundial, venceu suas seis partidas.
Ganhando a decisão no tempo normal ou na prorrogação, terá 100% de aproveitamento em sete jogos da Copa e oito das eliminatórias.
O Brasil de 1970 também ganhou todos os seus compromissos no caminho do tricampeonato no México, mas fez menos jogos. Venceu seis nas eliminatórias sul-americanas e seis no Mundial.
Outras seleções, como o Brasil de 2002, foram campeãs vencendo todos os seus jogos na Copa, mas tiveram campanha acidentada nas eliminatórias. No qualificatório para o Mundial de 2002, por exemplo, a seleção brasileira perdeu seis vezes e empatou três, classificando-se apenas na rodada final.
Campeões mundiais ganhando todos os jogos na Copa, só o Uruguai de 1930, a Itália de 1938 -ambos em quatro partidas-, o Brasil de 1970 (seis confrontos) e o Brasil de 2002 (sete).
Caso vença a final de domingo sem ser na disputa de pênaltis, a Holanda, mesmo burocrática, entrará numa seleta galeria de campeões de campanha "perfeita".

CAMINHO FÁCIL
Nas eliminatórias para o atual Mundial, a seleção de Bert van Marwijk marcou 17 gols e sofreu apenas dois.
O grupo no qualificatório não era dos mais difíceis, tanto que a Noruega e a Escócia foram os rivais mais duros da Holanda. A chave ainda tinha uma seleção a menos do que outras na disputa.
O Brasil que se classificou para o Mundial do México em 1970 foi mais ofensivo, marcando 23 gols e sofrendo apenas dois em seis partidas. O maior rival da seleção brasileira nessa campanha foi o Paraguai. Colômbia (2 a 6) e Venezuela (0 a 5 e 0 a 6) eram frágeis e foram goleadas.
Caso empate a final e perca nos pênaltis, um velho temor holandês, a equipe laranja será apenas o segundo país a ser vice-campeão invicto -a França foi em 2006.
A Holanda está invicta há 25 partidas e venceu todas as deste ano. (RODRIGO BUENO)


Texto Anterior: Em novo hotel, holandeses têm 2 dias de folga
Próximo Texto: Espanhóis tiveram surpresa na estreia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.