São Paulo, sexta-feira, 08 de julho de 2011

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Mudança de regra vira protagonista

F-1
Pelo 2º GP seguido, pilotos se deparam com regulamento novo


Tom Hevezi/Associated Press
Mecânico da Williams faz marcas em pneus no circuito de Silverstone

TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A SILVERSTONE

Há duas semanas, no GP de Valencia, foi o mapeamento dos motores. Neste fim de semana, em Silverstone, a proibição dos "escapamentos aerodinâmicos".
E, pelo segundo final de semana de corrida consecutivo, a F-1 volta suas atenções para uma mudança no regulamento e tenta prever o que acontecerá na prática quando os carros forem à pista pela primeira vez hoje, nos treinos livres para o GP da Inglaterra, às 5h (de Brasília).
A primeira alteração, nos propulsores, não surtiu nenhum efeito concreto.
A Red Bull manteve o seu domínio, e Sebastian Vettel deixou o GP da Europa com a pole position, a vitória e a volta mais rápida da corrida.
Desta vez, porém, a mudança no regulamento não deve ficar só no papel, mesmo que, ao que tudo indica, não vá mudar radicalmente a distribuição de forças da F-1.
Pela nova regra, os carros não podem mais liberar gases pelo difusor quando os pilotos tirarem o pé do acelerador. Em termos práticos, isso implicará não só na redução da pressão aerodinâmica -o que diminui a aderência dos carros- como também deverá gerar instabilidade nas curvas e nas freadas.
"É certo que todo mundo vai perder rendimento, mas acredito que os times grandes serão os que mais vão sair perdendo", afirmou o ferrarista Felipe Massa.
Seu compatriota Rubens Barrichello tem a mesma opinião. "Acho que o que vai acontecer é que equipes menores, como a Williams, devem se aproximar mais das grandes. Mas, lá na frente, a ordem não deve mudar muito", disse o piloto brasileiro.
Mark Webber, que apesar de guiar um Red Bull ainda não venceu nesta temporada -Vettel conquistou seis vitórias nas oito etapas já realizadas neste ano-, crê que seu time trabalhou o suficiente para não ser drasticamente afetado pela mudança.
"Sabemos que os carros hoje são bastante sensíveis, mas nos preparamos bem na fábrica e não existem motivos para nos alarmarmos", disse o piloto australiano.
"A única coisa que acho estranha é o momento em que essa mudança veio, já que usamos esses difusores desde o ano passado", completou Webber.
Fernando Alonso, companheiro de Massa na equipe italiana, também disse ter estranhado o "timing" da FIA.
"Essa proibição pegou todo mundo de surpresa porque isso não é uma novidade.
Desde a metade de 2010, todo mundo já estava usando", declarou o espanhol.

NA TV
Treinos livres para GP da Inglaterra
5h e 9h Sportv 2




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