São Paulo, segunda-feira, 08 de agosto de 2011

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel FC

EDUARDO OHATA e BERNARDO ITRI painelfc.folha@uol.com.br

Coordenador

O Ministério do Esporte ganhou mais poder de controle em relação à Copa, segundo decreto que reorganizou o governo federal para 2014. Agora, por força de lei, todas as ações relacionadas ao Mundial terão de obrigatoriamente passar pela pasta para ganhar o "carimbo Copa". Seus executivos poderão requerer todas e quaisquer informações referentes ao projetos antes que alguém os "venda" como parte do Mundial-14.



Tintim por tintim. Entre as informações que poderão ser requeridas pelo ministério com antecedência, estão as fontes orçamentárias dos projetos da Copa. O que antes era ditado pelo bom senso, agora é lei. O órgão coordenará ações de oito pastas e terá ainda de acompanhar o andamento das iniciativas.

Abrangente. A fim de ressaltar que para o governo nem tudo é Copa do Mundo, mas também o cotidiano dos torcedores, a secretaria de futebol foi renomeada Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor.

Democrático. Na reforma do organograma do Ministério do Esporte, foi criada ainda a Secretaria de Esporte e Inclusão Social.

Visibilidade. O ex-supervisor do São Paulo, agora vereador, Marco Aurélio Cunha, voltou a participar de corridas de rua. Correu os nove quilômetros no centro histórico de São Paulo, ontem, e entregou a premiação.

Bode expiatório. Cunha explicou que a última corrida que disputara havia sido em 2002, pois o cargo no São Paulo consumia seu tempo.

Tranquilos. Pré-candidatos da oposição corintiana, Osmar Stábile e Paulo Garcia festejam o fato de as próximas eleições serem disputadas com cédulas de papel. Creem que daria margem a suspeitas o uso de urnas eletrônicas que não fossem do Tribunal Regional Eleitoral.

Dúvida. Após ouvirem que Andres Sanchez sairá "de todo o jeito" até o final do ano, oposicionistas dizem que não necessariamente, neste cenário, as eleições serão automaticamente antecipadas. Apontam que as duas coisas não estão vinculadas.

Na lista. Vagner Mancini foi um dos técnicos sondados para substituir Dorival Jr., demitido pelo Atlético-MG.

Efeito Orloff. Conselheiros da base que elegeu Arnaldo Tirone temem sua proximidade com Affonso della Monica. Dizem que, assim como o ex-presidente palmeirense se aliou a Luiz Gonzaga Belluzzo, Tirone poderá seguir seus passos agora.

Corrente. Segundo conselheiros, Galeano, benquisto por Scolari e amigo de Magrão, agente de Luan, foi decisivo para sua contratação.

"Foi-se o tempo em que a única mudança no São Paulo era a de técnicos"

EDSON LAPOLLA
conselheiro de oposição, em referência à demissão do preparador físico do time




Próximo Texto: Escorregão
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.