São Paulo, terça-feira, 08 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pedido de estatais leva atletas a desfile no DF

Esportistas exibiram faixas e bandeiras da Rio-2016

EDUARDO OHATA
DA REPORTAGEM LOCAL

Cerca de 150 atletas, desde desconhecidos até alguns de nível olímpico ou paraolímpico, coalharam o desfile de Sete de Setembro, em Brasília, ontem. Tratou-se de pedido dos patrocinadores estatais de confederações olímpicas nacionais, que pediram que ""atletas de relevância" participassem da festa.
Faixa e bandeira alusivas à campanha do Rio a sede dos Jogos Olímpicos de 2016 foram fornecidas pelo Ministério do Esporte aos desportistas e exibidas pelo grupo, que foi dos mais aplaudidos pelo público.
Segundo dirigentes de confederações ouvidas pela Folha, apesar de a iniciativa ter partido das estatais, como Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Correios, que disponibilizaram funcionários para acompanhar o desfile, as passagens dos atletas foram bancadas pelas próprias entidades.
A Confederação Brasileira de Atletismo, que indicou os medalhistas olímpicos Nelson Prudêncio e Edson Luciano, considera o custo das passagens como gasto com ""ação institucional" com a estatal Caixa Econômica Federal.
Um dos presidentes de confederação nacional afirma que, na hora em que o pedido para que enviasse atletas a Brasília foi apresentado, ouviu que ""o presidente Lula gostaria da presença de atletas olímpicos".
O Ministério do Esporte, porém, afirma que a ideia da presença dos atletas no desfile partiu da pasta -é a sequência de uma ação que já vinha acontecendo em anos anteriores.
Mas jamais o desfile contara com tantos desportistas. A seleção feminina de futebol, prata em Pequim, participou em 2008. Em 2004, o maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima, que virou celebridade após ser atacado por um fanático religioso em Atenas, tomou parte.
Nesta edição, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos enviou um batalhão de atletas. E o campeão olímpico Cesar Cielo já foi convocado para acompanhar a comitiva brasileira em Copenhague, no anúncio da cidade que recepcionará a Olimpíada de 2016.
Entre seus destaques, tanto na quadra como na praia, a Confederação Brasileira de Vôlei tinha Nalbert. Diego e Daniele Hypólito foram pela Confederação Brasileira de Ginástica. Também estiveram lá desportistas do judô, tênis e taekwondo, além de representantes do movimento paraolímpico.
Pela seleção brasileira de futsal, Falcão presenteou o presidente Lula e o presidente da França, Nicolas Sarkozy, com camisetas da equipe nacional.
Lula anunciou que a candidatura brasileira aos Jogos de 2016 tem o apoio da França.


Colaborou a Sucursal de Brasília

Texto Anterior: José Roberto Torero: A verdade sobre o Grito
Próximo Texto: Basquete: Moncho elogia equipe e prevê boa participação no Mundial
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.