UOL


São Paulo, quarta-feira, 08 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CICLISMO

CBC já desmarcou passagens

Sem visto, brasileiro diz adeus ao Mundial

DA REPORTAGEM LOCAL

Luciano Pagliarini não cogita mais a hipótese de competir no Mundial do Canadá.
O ciclista, radicado na Itália desde 1999, não obteve visto para voar hoje de Veneza para Hamilton, cidade que abriga o evento.
Pagliarini disputaria no domingo a prova de resistência (260 km) e quebraria um longo jejum. O Brasil não emplaca um competidor no torneio desde 1991.
"Não há mais o que fazer por aqui. O visto demoraria pelo menos cinco dias para sair. Acho que vai ficar para a próxima", disse ontem o atleta de sua casa em Treviso, no norte da Itália.
Pagliarini, 25, conta que a Confederação Brasileira de Ciclismo demorou demais para mandar uma carta notificando sua convocação para o Mundial. Com o documento em mãos, ele diz que poderia agilizar o processo burocrático no consulado canadense.
"Quando os papéis chegaram, eu estava competindo na França. Não deu tempo para correr atrás de nada", disse Pagliarini, integrante da equipe Lampre-Daikin, uma das 15 melhores do mundo.
A CBC, por outro lado, alega que não houve nenhuma falha no planejamento. De acordo com José Luis Vasconcellos, vice-presidente da entidade, a vaga brasileira no Mundial só foi confirmada pela União Ciclística Internacional no último dia 2.
"Fizemos tudo no tempo mais rápido possível. Era preciso que o Luciano também tivesse se movimentado com antecedência na Itália. O visto só pode ser dado lá, e ele sabia há muito tempo que tinha presença assegurada nesse torneio", contou o dirigente.
As passagens e as reservas no hotel já foram canceladas pela confederação. Pagliarini teria o respaldo técnico de Mauro Ribeiro, protagonista da última participação brasileira em Mundiais de ciclismo -ele levou sua bicicleta a Stuttgart, na Alemanha, em 91.
A estada dos brasileiros seria custeada com recursos da Lei Piva. Em 2003, a CBC deve receber R$ 816 mil das loterias. (GR)


Texto Anterior: Empresa faz anúncio de parceria; COB nega
Próximo Texto: Tênis - Régis Andaku: O alemão sem graça
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.