São Paulo, segunda-feira, 08 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Afonso faz sete gols e supera Cruyff

Contestado na seleção brasileira, atacante ultrapassa marca e entra para a história do futebol holandês

DA REPORTAGEM LOCAL

Se o atacante Afonso já era convocado para a seleção brasileira sem grandes feitos no currículo, agora deve ser eternizado na equipe de Dunga. O atacante do Heerenveen, 26, entrou para a história do futebol holandês ao anotar sete gols em um jogo. Deixou para trás lendas como Cruyff e Van Basten.
O feito ocorreu ontem na goleada de 9 a 0 do Heerenveen sobre o Heracles Almelo. Foi a primeira vez que um atleta fez sete gols em uma partida da atual liga profissional holandesa. Na temporada 1955/1956 (não era a liga atual), Henk Schouten marcou nove gols na goleada de 11 a 4 do Feyenoord sobre o Volewijckers. Na era profissional, quatro jogadores tinham feito seis gols em um jogo: Lammers e Kerkhofs (fim dos anos 50), Johan Cruyff (1970) e Van Basten (1985).
Afonso anotou seus três primeiros gols ontem entre os 10min e os 18 min do primeiro tempo. Depois, marcou outros quatro em um intervalo de nove minutos. Na temporada passada, foi o artilheiro do Holandês com 34 gols, mas não tinha realizado a façanha de ontem.
Apesar da goleada, o Heerenveen ocupa apenas posição intermediária no Holandês -é o 11º colocado, com oito pontos. O líder é o Feyenoord, com 18 pontos. Ajax e PSV têm 17.
Após a última temporada na Holanda, Afonso, que quase ganhou a ""Chuteira de Ouro" na Europa, integrou a seleção na Copa América. Teve várias chances com Dunga, mas não brilhou. O atacante tentou se transferir de time, mas o Heerenveen não quis negociá-lo.
As seguidas convocações de Afonso para a seleção geraram críticas. Ele foi chamado para o grupo que estreará nas eliminatórias da Copa no domingo contra a Colômbia fora de casa.
O zagueiro Naldo, do Werder Bremen, foi convocado para o lugar de Alex, do Chelsea, que se contundiu. Os atletas da seleção treinam a partir de amanhã à tarde na Granja Comary.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Rúgbi vê contra-ataque do Norte
Próximo Texto: Palmeiras: Valdivia acusa técnico do Grêmio de ordenar a "caça"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.