São Paulo, segunda-feira, 08 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comitê organizador afirma que nível de poluentes será controlado

DA REPORTAGEM LOCAL

O Bocog (comitê organizador de Pequim-08) afirma que vem sendo desenvolvido trabalho para controlar os níveis de emissão de poluentes na cidade para não prejudicar os atletas que competirão na Olimpíada.
Segundo o comitê, há cinco iniciativas para reduzir os efeitos do problema. Em primeiro lugar, a Prefeitura de Pequim estabeleceu novas normas para os carros, retirando gradualmente de circulação os veículos mais antigos e poluidores.
As leis regulando o nível de emissão permitido foram estabelecidas em três estágios, 1999, 2002 e 2005. De acordo com o Bocog, no terceiro estágio, o patamar tolerado é "igual ao que é seguido na Europa".
Como parte da remodelação da cidade, Pequim terá, até o início dos Jogos, oito linhas de metrô. A quinta linha, de 27,6 km, foi inaugurada no início do mês. Com isso, o número de passageiros transportados por dia já saltou de 1,3 milhão para 1,86 milhão, reduzindo teoricamente os carros em circulação.
A segunda iniciativa foi o investimento em fontes de energia menos poluidoras. Segundo o comitê, o consumo desse tipo de energia já alcança 75%, "incluindo 3,3 bilhões de metros cúbicos de gás natural".
Outro empreendimento foi o reflorestamento do entorno e o aumento da área verde na cidade, que atualmente teria chegado a 46 m2 por habitante.
A prevenção da poluição industrial foi outro foco de preocupação. De acordo com o Bocog, "a Prefeitura de Pequim continua ajustando a poluição industrial a níveis aceitáveis". Além disso, "as cinco maiores usinas de carvão aceleraram a construção de mecanismos mais eficientes de remoção de enxofre, nitrogênio e poeira".
A quinta iniciativa foi reforçar a fiscalização para diminuir a poluição por poeira. (ALF E MB)


Texto Anterior: COB ignora problemas ambientais
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.