São Paulo, sexta-feira, 08 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Özil sofre críticas por ser alemão

EURO-2012 Meia do Real Madrid pega a Turquia, terra da sua família

DE SÃO PAULO

Os olhares de alemães e turcos presentes no estádio Olímpico de Berlim se voltarão hoje para Mesut Özil.
O meia do Real Madrid, um dos destaques da nova geração da Alemanha, enfrenta pela primeira vez a seleção do país de sua família.
A situação fez de Özil alvo de crítica dentro da seleção turca e esquentou o duelo entre as duas equipes, que jogam hoje pela primeira colocação do Grupo A das eliminatórias da Eurocopa-2012.
A Turquia conta com a maior colônia estrangeira no território germânico. São aproximadamente 3 milhões de imigrantes ou descendentes vivendo no país.
Entre eles, a família de Özil. O atleta nasceu em Gelsenkirchen, no oeste da Alemanha, e defende a seleção tricampeã mundial desde as categorias de base.
No ano passado, estreou pelo time adulto.
Nesta semana, Hamit Altintop, do Bayern de Munique, que também nasceu na Alemanha, mas optou por jogar pela Turquia, fez duras críticas à decisão do meia.
"Defendendo a seleção alemã, Mesut tem mais lobby, sua cotação sobe e ele ganha mais dinheiro. Se não tivesse disputado o Mundial, não estaria agora no Real Madrid", disse Altintop, ao diário "Süddeustche Zeitung".
Özil, que é muçulmano, como a maioria da população da Turquia, defendeu-se das acusações de que fez da escolha de qual seleção de fenderia uma questão financeira. "Jogo de coração pela Alemanha", afirmou, em entrevista ao "Bild".
Apesar do clima ruim gerado pelas declarações, a presença de descendente de turcos nas seleções alemãs já é algo corriqueiro na base.
Mais comum ainda é a Turquia se aproveitar de jogadores que nasceram na Alemanha. O próprio Altintop, seu irmão gêmeo, Halil, e o meia Nuri Sahin, principal nome do Borussia Dortmund, são exemplos desta tendência.
O jogo de hoje, válido pela terceira rodada da fase preliminar da próxima Euro, foi classificado como de alto risco pela federação alemã e terá a presença de 1.400 agentes de segurança.
A organização da partida espera receber cerca de 30.000 torcedores turcos. O estádio tem capacidade para quase 75 mil espectadores.


NA TV
Alemanha x Turquia
15h45 Sportv
Espanha x Lituânia
17h Sportv 2




Texto Anterior: Motor - Fábio Seixas: Barrichellos
Próximo Texto: Paulo Bento estreia à frente de Portugal
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.