São Paulo, domingo, 08 de novembro de 2009

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Corinthians joga por dinheiro

Venda de ingresso dá R$ 25,6 milhões ao clube em 2009 e se torna 2ª maior fonte de renda do ano

Mesmo sem ter conseguido ficar nas primeiras posições do Brasileiro, time juntou mais de R$ 10 milhões com comercialização de entradas

PAULO GALDIERI
DA REPORTAGEM LOCAL

No Brasileiro em que patinou quase desde o início, o Corinthians agora só conta os dias para o fim da competição. E o dinheiro que já ganhou e ainda pode ganhar com seus jogos.
Mesmo sem empolgar (e se empolgar) no Nacional, o time do Parque São Jorge já tem como segunda principal fonte de renda o dinheiro que sua torcida gasta para ver Ronaldo e cia. no Pacaembu, onde hoje o time recebe o Santo André, às 16h.
Em dez meses e 32 jogos como mandante, o clube arrecadou R$ 25.641.482,45 líquidos com bilheteria.
Só no Brasileiro, o clube arrecadou mais de R$ 10 milhões com entradas para seus confrontos como mandante.
Esse valor é apenas pouco mais de R$ 10 mil superior ao juntado com a venda dos direitos de transmissão de seus jogos à TV, mas a diferença certamente vai aumentar, já que ainda restam três partidas a serem disputadas -e somadas- pelo Corinthians como mandante.
Se arrecadar por jogo algo por volta de sua média na competição (R$ 673.081, a mais alta do campeonato), o clube pode chegar ao patamar de mais de R$ 28 milhões em bilheteria.
Para o duelo de hoje, que não tem relevância prática para o time, 9.000 ingressos haviam sido vendidos até anteontem.
Isso representa apenas pouco mais de R$ 1 milhão a menos do que o Corinthians angariou ao poluir sua camisa e calção com cinco marcas diferentes. Segundo o balancete corintiano, o clube ganhou R$ 29,6 milhões em 2009 com o item "patrocínio e publicidade".
Em relação aos ganhos do ano passado, considerados excepcionais pela diretoria, a bilheteria corintiana de 2009 se coloca mais rentável do que qualquer outra fonte de renda.
Tudo isso com uma campanha apenas medíocre, longe de qualquer pretensão por título.
No entanto as médias de público corintianas no Brasileiro sugerem que esse valor poderia ser muito maior, caso o time rendesse mais em campo.
Sem ter alcançado a liderança -única posição que efetivamente lhe interessa- nem uma vez sequer, o Corinthians tem média de 20.496 torcedores em seus jogos no Nacional, a quarta melhor entre todos os times, abaixo apenas às de Flamengo, Atlético-MG e São Paulo, todos ainda postulantes ao título.
Muito da empolgação das arquibancadas se deve, claro, ao fator Ronaldo. Em jogos com o atacante em campo, o público do Corinthians em casa jamais ficou abaixo dos 20 mil pagantes na temporada.
Cientes disso e de todo o interesse que 2010 gerará por seu ano do centenário, os dirigentes corintianos aumentaram substancialmente o preço dos ingressos para os três jogos da primeira fase da Taça Libertadores como mandante -variam de R$ 50 a R$ 500.
E já receberam um ótimo sinal de que a procura continuará em alta. O primeiro lote de entradas para as partidas da principal competição do calendário corintiano, disponível para 2.000 adeptos do programa Fiel Torcedor, praticamente acabou em um dia de vendas.


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