UOL


São Paulo, segunda-feira, 08 de dezembro de 2003

Próximo Texto | Índice

PAINEL FC

Samba do crioulo doido
Os grandes clubes de São Paulo e do Rio vão fazer o balanço de 2003 cada um à sua maneira. É que não receberam instruções do governo sobre como deveriam contabilizar os jogadores com os quais têm contrato. Um grupo irá usar como base o valor de mercado do atleta, outro, o estipulado pela cláusula penal, e um terceiro, o custo que tem com o jogador.

Penúria
A situação dos sócios do C13 vai de mal a pior. Em média, os 20 times que fazem parte da entidade arrecadam 29 centavos para cada real de dívidas.

Tríplice coroa
Se depender das pesquisas divulgadas na Gávea, o Flamengo vai ser comandado por um triunvirato. Os três candidatos à presidência -Márcio Braga, Delair Dumbrosck e Gerson Biscotto- divulgaram enquetes em que aparecem em primeiro lugar. A eleição ocorre hoje e todos os 6.453 sócios podem votar.

Para incomodar
Caso volte ao trono do Fla, Márcio Braga reafirmou que vai dar dor de cabeça para a CBF. Convocará dirigentes dos principais times do país para reunião na Gávea, em janeiro, a fim de voltarem a discutir a criação de uma liga para gerir o Brasileiro. Nas mãos da CBF ele insiste que o torneio não pode ficar.

Dinheiro de fora
O Ministério do Esporte e a CBF pretendem lançar um projeto conjunto. A idéia é conseguir financiamento externo para iniciar o desenvolvimento do parque esportivo brasileiro e especialmente os estádios de futebol a partir de 2005, já que o país quer receber o Mundial de 2014.

Xerox da Coréia
Em fevereiro, a CBF mandará três engenheiros para conhecer os estádios coreanos. Ela acha que o modelo coreano, mais simples que o europeu, adapta-se melhor à realidade brasileira.

Derrota nos bastidores
A CBF negou pedido do Cruzeiro, que queria que a entidade reconhecesse a Taça Brasil conquistada pelos mineiros em 1966 como título brasileiro. A confederação lembrou que o Nacional começou em 71 e os torneios anteriores não são considerados Campeonatos Brasileiros.

Rei de BH
O fluminense Wanderley Luxemburgo será homenageado na Câmara Municipal de Belo Horizonte. Vai receber o título de cidadão honorário pelo título conquistado com o Cruzeiro.

Partido único
Reeleito presidente do Santos, Marcelo Teixeira quer o apoio da oposição do clube. Nos próximos dias, terá uma conversa com Luís Alvaro Ribeiro, o candidato derrotado. Irá oferecer espaço na diretoria para o grupo do empresário.

Corneta
Segundo o portal "Terra", não é só com a seleção principal que Luiz Inácio Lula da Silva anda insatisfeito. Em visita aos Emirados Árabes, onde ocorre o Mundial sub-20, o presidente teria criticado o desempenho da seleção, que chegou a perder da Austrália na primeira fase.

Abrindo o leque
Os contatos do comitê organizador do Pan-07 com as produtoras candidatas a gerar as imagens do evento não se limitam a empresas brasileiras. Em Santo Domingo, a geração foi estrangeira, sendo realizada por uma empresa canadense.

Ecológico
As confederações de remo, canoagem e vela e motor acertaram projeto para revitalizar a represa Billings. Já marcaram competições e até planejam núcleo de treinamento no local.

E-mail: painelfc.folha@uol.com.br

DIVIDIDA

De Luiz Gonzaga Belluzzo, líder da oposição palmeirense, sobre o presidente Mustafá Contursi:
-Ele é uma pessoa autoritária, daquelas que abaixam a cabeça para quem está por cima e maltratam os que estão por baixo. Já disse em uma reunião de conselho que admira o Pinochet, não tem credibilidade alguma para dirigir o Palmeiras.

CONTRA-ATAQUE

Filhinho da mamãe

Um dos aspectos mais importantes da preparação dos boxeadores é o mental. Muitos procuram atingir antes dos combates um estado de espírito belicoso.
Em 1986, ""Macho" Camacho trabalhava a agressividade no vestiário, quando percebeu que seu pai, um dos integrantes de sua equipe, esquecera a vaselina para passar em seu rosto. Foi logo lhe dando uma bronca, seguida de vários palavrões:
- Quer que eu mesmo vá buscar, pô? Você ganha para isso, cara, vá pegar agora.
A atitude de Camacho irritou sua mãe, que exigiu que ele parasse de falar daquele jeito. Sem graça, o pugilista voltou atrás:
-Desculpe, mãe, é que estava me preparando para a luta...
Mansinho e arrependido, ele subiu ao ringue, fez uma de suas piores lutas e quase perdeu para o ex-campeão Edwin Rosario.


Próximo Texto: Brasileiro-03 leva agonia até os 45min do 2º tempo
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.