UOL


São Paulo, segunda-feira, 08 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ATLETISMO

Corredor participou de maratona na Califórnia

Primeiro iraquiano a competir nos EUA após guerra tenta ir a Atenas

ADALBERTO LEISTER FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

Ali Hamdan Hashim Al-Bahady não obteve um tempo competitivo -3h18min050s- na Maratona Internacional da Califórnia, disputada ontem, entre as cidades de Folsom e Sacramento. Seu país nunca foi conhecido por revelar grandes fundistas ao mundo.
Com sua pífia marca, não poderia nem sonhar com uma boa colocação nos Jogos de Atenas-04.
Mas a participação do atleta representou uma grande vitória. Al-Bahady é o primeiro iraquiano a competir nos EUA desde a guerra que devastou seu país. "Por todas as dificuldades que enfrentei para me preparar, estar aqui, para mim, já quer dizer muita coisa", disse à Folha, por telefone.
O estudante de Umara Misan (sul do Iraque) não viu a devastação tão de perto. Mas os horrores do conflito o privaram de realizar uma boa rotina de treinamentos.
"O esporte do Iraque ressurgiu apenas depois da guerra. Hoje conto com um técnico e sei o que tenho que fazer no dia-a-dia para melhorar", contou o fundista, que disputou sua segunda maratona.
Em sua estréia, em uma prova neste ano, em seu país, Al-Bahady fez 2h50min. Para um estreante, não é pouco. Tal talento chamou a atenção do Comitê Olímpico Interino Iraquiano, que selecionou o jovem entre cerca de mil competidores para passar por uma rotina especial de trabalhos.
Agora, a entidade investirá em Al-Bahady com vistas à próxima Olimpíada. Sua participação, porém, não está garantida. Uma regra da Iaaf prevê que só estão aptos a competir os atletas que tiverem 20 anos ou mais em 2004 -a jovem promessa está com 16.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Vôlei - Cida Santos: De olho na Superliga
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.