|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Corinthians quer faturar com Série B
Projeto idealizado para "aproximar" time de torcida terá alterações para fazer clube capitalizar queda à segunda divisão
Presidente Andrés Sanches espera equipe com mais visibilidade em 2008 do que a que desfrutava na Série A e busca contratos melhores
EDUARDO ARRUDA
PAULO GALDIERI
DA REPORTAGEM LOCAL
O Corinthians pretende
transformar um vexame em
motivo para captação de dinheiro. A diretoria quer usar a
passagem pela Série B, que ela
espera ser de só um ano, para
aumentar seu ganho com a divulgação da marca do clube.
Um plano de marketing está
sendo idealizado para "aproximar" o torcedor do time, ainda
se aproveitando do momento
vivido no fim do Brasileiro,
quando a torcida decidiu apenas apoiar a equipe, sem protestar, na esperança de tentar
escapar do rebaixamento.
"Queremos manter essa chama acesa. O que aconteceu nos
últimos jogos entre torcida e time é uma coisa que eu nunca
havia visto em 60 anos como
corintiano", disse o vice-presidente de marketing do clube,
Luis Paulo Rosenberg.
O dirigente, que tem trabalhado ao lado do publicitário
Nizan Guanaes, contratado justamente para renovar o departamento e trazer idéias que façam o Corinthians explorar
melhor a marca, afirma que o
alvo principal das iniciativas
será voltado para ações que envolvam diretamente a participação do torcedor em 2008.
"A área de marketing servirá
para buscar recursos e tornar o
clube mais viável. O potencial
do Corinthians é muito grande
e o que foi feito até agora é muito reduzido", diz Rosenberg.
Entre as medidas previstas
no projeto a ser lançado no início do ano, a que receberá atenção prioritária é a que põe em
prática a implantação do sócio-torcedor, chamado "Fiel Torcedor". Segundo Rosenberg, serão três modalidades.
A mais cara oferecerá o título
de sócio do clube, além de outros benefícios incluídos nos
outros dois níveis de adesão: a
intermediária, sem associação
à parte social, e uma terceira,
definida como "colaboração"
do torcedor com o clube.
Todos os torcedores que aderirem, afirma Rosenberg, poderão comprar ingressos antecipadamente e entrar nos jogos
do time por um portão especial.
"Vou dar um baile nos cambistas porque só será liberado o bilhete depois que o sócio solicitar", explica o vice corintiano.
Segundo Rosenberg, o plano
de marketing prevê também a
criação de uma "TV Corinthians" na internet, com acesso
só para quem fizer assinatura, e
a comercialização de camisetas
com frases que foram cunhadas
pela torcida corintiana.
"Vamos fazer leilões para facilitar o acesso a áreas privativas, como vestiários. Vamos
trazer mais corintianos ao Parque São Jorge", conta ele.
"E pode pôr aí bem grande: o
clube do Corinthians vai ser o
que o torcedor quer que seja",
afirma o presidente Andrés
Sanches, que também prevê
um Corinthians de alcance nacional. "Por isso é que Brasil é
Corinthians e Corinthians é
Brasil", declarou Andrés, que
pretende, mesmo com o time
na segunda divisão nacional,
seguir na renegociação dos
atuais contratos de patrocínio
com a Nike e com a Samsung.
"Eu não estou contente com
a Nike. A Samsung está cumprindo o combinado, mas eu tenho o direito de negociar uma
coisa melhor", diz o presidente.
"Eu preferia ganhar muito
mais com uma empresa nacional, mas, se chegar uma estrangeira pagando mais, vou ficar
com a internacional", completa
o cartola, que prevê mais visibilidade para o Corinthians na
Série B do que tinha na Série A.
Nos últimos anos, o departamento de marketing do Corinthians foi motivo de grandes
disputas políticas. Carla Dualib, neta do ex-presidente Alberto, fora pivô de muitas polêmicas envolvendo o assunto.
Texto Anterior: José Geraldo Couto: Purgatório alvinegro Próximo Texto: Deic aponta desvio de R$ 5 milhões Índice
|