São Paulo, segunda-feira, 08 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

estatística

Time amplia marcas nos pontos corridos

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

Além de ter ganhado metade dos Brasileiros na era dos pontos corridos e de se firmar como o maior vencedor do principal campeonato do país, o São Paulo ampliou no período a hegemonia nas estatísticas da competição.
O time do Morumbi, único hexa e único tri genuíno da disputa, é o recordista em pontos (1.446), vitórias (452), gols (1.545) e saldo de gols (537) em Campeonatos Brasileiros desde 1971, quando teve início a disputa.
Nos pontos corridos, a supremacia nessas estatísticas é quase completa: 448 pontos, 128 vitórias, 159 gols de saldo e um aproveitamento de 60,2% de pontos -único que supera os 60%. O São Paulo só perde no período (desde 2003) em número de gols para o Cruzeiro -428 a 423 para o time mineiro.
Foi ele quem mais liderou o Nacional nos pontos corridos: 58 rodadas -só em 2003 e em 2005 não esteve ao menos uma rodada na frente.
O São Paulo completou no Gama ontem 18 jogos seguidos sem perder pelo Nacional, sua maior série invicta na competição -tinha ficado 17 jogos imbatível em 1973.
O time também igualou a maior série sem derrotas de um clube nos pontos corridos -o Atlético-PR, em 2004, também ficou 18 jogos invicto. Basta ao São Paulo não perder em sua estréia no Brasileiro-09 para ser recordista isolado nesse quesito.
Único clube brasileiro a jogar seis Libertadores seguidas, feito completado neste ano, o time jogará a competição pela 14ª vez -divide com o Palmeiras o posto de time que mais atuou na disputa.
O São Paulo conseguiu o ontem o seu quarto Brasileiro fora do Morumbi. Sempre que decidiu o título longe de casa sagrou-se campeão.
Muricy Ramalho e Rogério Ceni são os únicos técnico e capitão tris genuínos por um mesmo clube na história.


Texto Anterior: Borges fecha "melhor ano da carreira"
Próximo Texto: Festa frustrada: Polícia entra em conflito com torcida na Paulista
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.