São Paulo, quinta-feira, 09 de janeiro de 2003

Próximo Texto | Índice

PAINEL FC

Pressão total
Na reunião do colegiado que selou a volta de Parreira para o cargo de técnico da seleção, no Itanhangá Golf Club, Ricardo Teixeira não usou apenas a influência de Zagallo e de Américo Faria para convencer o tetracampeão. Telefonou para Ricardo Gomes, que incentivou o técnico a deixar o Corinthians.

Apelo
Ricardo Gomes, que seria o capitão de Parreira na Copa-94 -só não participou do Mundial porque se machucou-, disse que adoraria voltar a trabalhar com seu ex-chefe. E pediu conselhos para o time olímpico, que será dirigido pelo ex-zagueiro.

Brinde
Para comemorar o anúncio da nova comissão técnica, Teixeira, Parreira, Zagallo, Américo Faria, Marco Antônio Teixeira e outros diretores da CBF foram almoçar em uma churrascaria ao lado da sede da entidade, na Barra da Tijuca, no Rio.

Alfinetada
Comentário do corintiano Roque Citadini sobre a ida de Parreira para a seleção brasileira: "Em termos de logística, trocar o Corinthians pela CBF é trocar um Boeing por um Electra".

Cegonha
No dia em que fechou sua volta à CBF, Zagallo ganhou um presente. Recebeu a notícia de um de seus filhos que será avô pela quinta vez. E que será homenageado. O bebê chamará Mario Jorge Lobo Zagallo Neto.

Memorex
O presidente palmeirense reclamou da bagunça da Copa JH para justificar o porquê de defender a virada de mesa. Deve ter se esquecido de que a competição foi organizada pelo Clube dos 13, do qual era -e continua sendo- vice-presidente.

Título
A IFFHS (Federação Internacional de História e Estatística do Futebol) resolveu considerar Pelé como o maior goleador da história. O "Rei" passou o húngaro Puskas porque a entidade antes ignorava os mais de 400 gols que ele marcou no Paulista.

Tio de peso
Futuro técnico do Corinthians, Geninho tem um padrinho de peso no clube e no futebol paulista. Ele é sobrinho de Rubens Approbato Machado, conselheiro corintiano e presidente de honra da FPF -além de ser presidente da Ordem dos Advogados do Brasil.

Time trocado
Com Agnelo Queiroz no Ministério do Esporte, o Conselho Nacional de Esporte deve ser totalmente reformulado. A intenção do novo ministro é colocar mais integrantes -principalmente atletas- no colegiado, criado no ano passado.

Campanha
O PT defende que a presidência do conselho seja assumida por Lars Grael, secretário de Juventude, Esporte e Lazer de SP. Pelo formato atual, o presidente é o ministro do Esporte e há representantes de quatro ministérios (Educação, Justiça, Trabalho e Relações Exteriores).

Disputa
Relator do Estatuto do Desporto, o deputado Gilmar Machado (PT-MG) não abre mão de exercer o mesmo papel quando a proposta for transformada em medida provisória. Mas Dr. Rosinha (PT-PR) também quer ser o relator. Quem decide é a liderança do PT na Câmara.

Mal na fita
Notícia publicada ontem no site oficial da Fifa sobre a volta de Parreira à seleção brasileira classifica o time do Corinthians, ex-clube do técnico, como "modesto". Detalhe: o clube paulista é o primeiro e único campeão mundial do torneio interclubes promovido pela entidade.

Irredutível
O Atlético-PR voltará a votar contra a realização de um campeonato da Sul-Minas na reunião que a liga realiza na próxima segunda-feira. O presidente de honra do clube, Mario Celso Petraglia, disse que não há datas para realizar a competição.

E-mail:
painelfc.folha@uol.com.br

DIVIDIDA

Do zagueiro são-paulino Jean, sobre o excesso de atividades físicas da pré-temporada:
- Essa é a pior fase do ano. A gente fica 20, 30 dias sem fazer nenhum tipo de atividade e, quando o time volta a treinar em janeiro, tem que fazer essa série de exercícios e atividades físicas. É necessário, mas não é um período muito bom.

CONTRA-ATAQUE

Buraco do amor

O presidente do Grêmio, Flávio Obino, aproveitou a reapresentação oficial do elenco, na última terça-feira, para mostrar que o bom humor será uma marca de sua nova gestão à frente do clube gaúcho -a primeira foi de 1969 a 1971.
Num discurso de improviso para jogadores, dirigentes e membros da comissão técnica, surpreendeu a todos ao se referir ao vestiário da equipe no estádio Olímpico, muito mais equipado do que o de sua primeira administração.
Ante o olhar incrédulo dos ouvintes, Obino discursou:
- Este buraco, perdoem-me a expressão, este buraco magnífico que é o vestiário do Grêmio. Este buraco... do amor. Este buraco centenário. Este buraco invejável e invejado. Mas aqui não é lugar para discursos, mas, sim, um local de trabalho. Por isso, passo a palavra ao vice de futebol, Luiz Eurico Vallandro.
Atônito com o que acabara de ouvir do mandatário máximo o clube, o volante Tinga afirmou:
- Ih, não entendi o que o presidente disse ali. Vai ver ele quis dizer que é um lugar de carinho.


Próximo Texto: Parreira volta e promete enterrar filosofia do penta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.