São Paulo, sábado, 09 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nadadora revela ter sido vítima de abuso

Joanna Maranhão quer ser exemplo e ajudar crianças

DA REPORTAGEM LOCAL

Durante mais de dez anos a nadadora Joanna Maranhão, 20, sofreu calada, viu seus resultados piorarem, tornou-se mais agressiva e chegou a ter medo de cair na piscina.
A explicação para a abrupta queda da promissora atleta desde o quinto lugar nos Jogos de Atenas, em 2004, pode estar sendo revelada agora.
Com a ajuda de tratamento psicológico e psiquiátrico, Joanna contou, ao site "Gazeta Esportiva Net", ter superado seu maior trauma. Aos 9 anos, quando defendia o Náutico, em Recife, diz ter sofrido abuso sexual de um treinador.
"Os abusos aconteciam principalmente no clube, na piscina. Não denunciei na época porque era uma menina, não tinha noção de sexualidade, não sabia se aquilo era errado ou não. Quando passou a me incomodar demais, pedi para sair do clube. Nem para minha mãe tive coragem de contar por muito tempo", disse Joanna, que está treinando na França.
A direção do Náutico, por meio de sua assessoria, afirmou desconhecer o caso. A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos lamentou o fato, mas disse também desconhecê-lo.
Nem Joanna nem sua equipe revelam o nome do treinador. Ela não planeja denunciá-lo.
"Não tenho provas. Só falei do abuso porque agora consigo explicar o que me prejudicava, me senti preparada. É um sinal de que superei. Fiquei 20 quilos mais leve", disse.
"Também queria mostrar que é uma coisa mais corriqueira do que as pessoas imaginam. Mas não quero que ninguém me veja como coitadinha. Quero que me tratem como antes."
A nadadora planeja usar seu caso para ajudar outras crianças, criar um projeto ou ministrar palestras. Planos que só devem sair do papel após a Olimpíada. "Por enquanto, só penso em fazer o índice e ir a Pequim. Quanto melhor eu nadar, mais forte será meu exemplo."


Texto Anterior: Taekwondo: Competição define a seleção permanente
Próximo Texto: Motor: Um lindo "sempre"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.