São Paulo, segunda-feira, 09 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Com gol, Ronaldo vence duelo de ídolos

Em 26 minutos de jogo, corintiano ofusca atuação do artilheiro Keirrison

Atacante perde chances de marcar e só assiste ao astro corintiano roubar a cena e acabar com o jejum de gols do time diante do Palmeiras


DOS ENVIADOS A PRESIDENTE PRUDENTE

Se há um abismo mundialmente conhecido entre as carreiras de Ronaldo, 32, e Keirrison, 20, o jogo de ontem também separou os maiores ídolos atuais de Corinthians e Palmeiras. Um saiu do banco para ser o melhor do jogo. O outro saiu apagado no final da partida.
O R9 tinha bastante companhia no banco de reservas no começo da partida, quando o K9 ficou sozinho no ataque palmeirense. O Fenômeno apenas via de longe o ex-atacante do Coritiba correr em vão sob o sol de Presidente Prudente.
Quase num 3-6-1, o Palmeiras não proporcionou boas chances a Keirrison na etapa inicial. Sua primeira oportunidade, aos 15min, foi travada por Chicão. Já na metade do primeiro tempo, o K9 saía da área para tentar receber a bola no meio já que ela não chegava até ele. Errou um passe curto na área de criação do campo.
No gol palmeirense, não foi Keirrison quem aproveitou a falha de Felipe -foi Diego Souza. Logo depois, Ronaldo partia para o aquecimento junto com seus companheiros.
Enquanto os palmeirenses festejavam o primeiro gol do clássico, os corintianos se importavam em correr para perto do alambrado para ver melhor Ronaldo se movimentar.
Além de desperdiçar a chance de matar um jogo em um contra-ataque, Keirrison levou um cartão amarelo. Se já não brilhava, seria ofuscado de vez pelo outro 9, o famoso R.
Uma falta na entrada da área não marcada, uma bola no travessão, uma escapada pela esquerda com cruzamento na medida. Ronaldo já tinha vencido o duelo com o maior artilheiro do Palmeiras após 10 partidas. Mas o maior goleador das Copas selaria a igualdade.
Havia quatro jogos (desde 2006) que o Palmeiras não sofria um gol sequer do Corinthians. E ele veio no último minuto do duelo. Ronaldo levou amarelo como Keirrison, mas por um motivo bem nobre e mais justificável -Keirrison cometeu duas faltas no duelo.
Se Ronaldo via Keirrison do banco de reservas no início, a cena se inverteu no fim. O palmeirense saiu quatro minutos antes do gol corintiano.
"Tem que ter atenção, afinal é o Fenômeno que estava em campo", falou, humilde, o jovem centroavante que já tem seu nome especulado na Europa após o bom início de ano.
Pelos números do Datafolha, Ronaldo deu um drible certo. Keirrison não driblou. Os dois deram uma finalização certa e uma errada. Só que o corintiano fez o gol numa e acertou o travessão na outra. R9 teve um cruzamento certo, K9 deu um errado. E tudo isso com 90 minutos em campo para Keirrison e apenas 26 minutos de partida para o "concorrente".
Ronaldo efetuou apenas quatro passes e acertou metade deles -Keirrison também errou dois passes, mas deu 11.
O Fenômeno ainda fez uma assistência, o que o palmeirense não conseguiu durante o tempo que ficou em campo. Mesmo atuando por bem menos tempo, o R9 foi acionado pouco menos da metade das vezes (8) do que o K9 (18).
Ambos os atacantes fizeram uma jogada de linha de fundo, o que mostra que Ronaldo se movimentou bem pelo gramado, não foi fixo na área.
(RENAN CACIOLI E RODRIGO BUENO)


Texto Anterior: Entrevista: "Nossa equipe só teve uma infelicidade"
Próximo Texto: Prancheta do PVC
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.