São Paulo, domingo, 09 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
Jogadores divergem sobre qual é a melhor maneira para atacar a Portuguesa Santista no jogo de hoje
São Paulo encara dilema no Morumbi

RICARDO PERRONE
da Reportagem Local

O São Paulo enfrenta a Portuguesa Santista, hoje, às 16h, no Morumbi, dividido entre insistir nos cruzamentos, tática adotada na derrota diante do Comercial-MS, ou voltar a tabelar pelo meio para invadir a área adversária.
A equipe passou a maior parte do jogo em Campo Grande, quarta-feira, pela Copa do Brasil, apostando nos cruzamentos, que não deram resultado. O time perdeu por 2 a 1 e o gol de Raí saiu em um chute da entrada da área.
Por isso uma parte dos jogadores, que enfrenta a resistência dos companheiros, quer a volta das jogadas pelo meio da área, responsáveis pela maioria dos gols da equipe do Morumbi durante o Paulista-2000.
Dos 15 gols marcados pelo São Paulo durante o Estadual, 9 aconteceram em jogadas pelo meio da área, de acordo com levantamento feito pelo Datafolha.
"Pode ter certeza de que as tabelas entre mim, Edu, Marcelinho e Evair vão voltar. Em Campo Grande, não deu para jogar assim por causa do gramado ruim, mas temos jogadores que fazem isso muito bem e precisamos aproveitar", disse o atacante França.
Os argumentos dele não servem para convencer o lateral-esquerdo Fábio Aurélio, que divide a responsabilidade de fazer os cruzamentos com Belletti.
Segundo Fábio Aurélio, o time não deve abrir mão dos cruzamentos, mesmo após o fracasso diante do Comercial.
"Apesar de os gols estarem saindo pelo meio, não podemos desistir. Vamos continuar forçando. Os cruzamentos são eficientes para abrir as defesas que marcam bem", disse o lateral.
Os laterais são-paulinos têm encontrado dificuldade para cruzar com eficiência. Belletti acerta em média 23,8% dos cruzamentos que faz por jogo. Fábio Aurélio tem em média um aproveitamento de 29,7% por partida.
"O problema é que os atacantes não estão conseguindo completar os cruzamentos. Estamos desperdiçando muitas chances", afirmou o lateral-esquerdo.
O dilema também atingiu o técnico Levir Culpi. Ele pede que a equipe tentar usar os dois tipos de jogada na mesma proporção.
"É uma situação difícil. Quando você pega uma defesa fechada, todos falam para usar os cruzamentos. Mas quando essas jogadas não funcionam, dizem para atacar pelo meio", disse o treinador.
Segundo o técnico, o fato de o jogo ser no Morumbi fará o ataque voltar a trocar passes com rapidez pelo meio do ataque.
"Jogando em nosso estádio, a volta desse tipo de jogada será automática. Estamos acostumados a jogar assim lá", disse Culpi.
Uma vitória no jogo de hoje classifica o São Paulo, que está invicto na competição, para a próxima fase do Paulista.
Os são-paulinos lideram o Grupo 3 com 16 pontos. A Portuguesa Santista está na terceira posição com 7 pontos e, se perder, não terá mais chances de se classificar.
As duas equipes voltarão a se enfrentar na próxima quarta-feira, em Santos.



Texto Anterior: Fabiano tenta recuperar posição no gol
Próximo Texto: Equipe tem problema sem solução
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.