São Paulo, domingo, 09 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Santos administra rivalidade interna diante do Mogi Mirim

FAUSTO SIQUEIRA
da Agência Folha, em Santos

O Santos tenta na partida contra o Mogi Mirim, hoje, às 16h, administrar a rivalidade entre os seus jogadores, provocada pela disputa por posições na equipe.
Dois titulares -Robert e Dodô- têm suas posições ameaçadas por dois reservas em ascensão -Caio e Deivid.
O técnico Carlos Alberto Silva só vai anunciar os titulares pouco antes do início da partida. A única certeza é que, dos seis jogadores que integram o meio e o ataque, somente Rincón, Valdo e Valdir têm vaga assegurada. O volante Baiano deve atuar hoje, mas também tem a sua posição ameaçada.
Caio foi titular nos dois primeiros jogos do Paulista. Começou a ficar no banco de reservas na derrota para o Corinthians (5 a 1) e não voltou mais. Contra o Serra (ES), na última quarta-feira, pela Copa do Brasil, foi o titular porque Baiano estava ausente.
Ele diz se sentir melhor quando é escalado para jogar pela esquerda, setor onde atua Robert. "Me sinto mais à vontade naquele setor porque a minha perna boa é a direita e ali tenho a maior parte do campo para trabalhar. Do lado direito, tenho só a linha de fundo."
O novato Deivid caiu nas graças de Silva. O treinador se impressionou com a capacidade do jogador de desequilibrar as partidas em favor do Santos quando entra no segundo tempo. Contra o Serra, fez dois gols em 12 minutos na vitória por 3 a 0.
"Meu pensamento é manter os pés no chão, com humildade. Quando chegar a hora de sair jogando, vou aproveitar a oportunidade. O professor (Silva) tem muita vivência no futebol e sabe o que está fazendo", disse Deivid.
A disputa anima os dois reservas, mas desagrada os titulares. Dodô e Robert demonstram insatisfação com a situação. No Espírito Santo, Dodô reclamou de ter sido substituído por Deivid.
Ele deixou o gramado balançado a cabeça para os lados e chegou a dizer um palavrão. O atacante manteve as críticas mesmo depois de ser chamado por Silva para dar explicações sobre a sua atitude.
"Acho que não merecia sair, mas o Carlos Alberto é a autoridade máxima e tem o direito de fazer o que quer. Agora, já está tudo superado, mas eu continuo com a minha opinião, e ele, com a dele", afirmou o jogador.
Foi a segunda partida consecutiva em que o treinador tirou Dodô. Na primeira, no empate em 1 a 1 com a Lusa, o atacante deixou o gramado da Vila Belmiro vaiado pelos torcedores.
Robert também discorda do treinador e diz se sentir incomodado com a ameaça da reserva. Contratado do Atlético-MG para ser o articulador das jogadas ofensivas, ele só atuou durante uma partida inteira. Foi na vitória por 1 a 0 sobre a Ponte Preta.
O jogador diz se sentir "muito bem" tecnicamente e afirma estar se empenhando para cumprir as ordens do treinador santista.
"Jogador nenhum gosta de sair sempre. Isso prejudica meu lado profissional porque fico marcado. Na minha ótica, estou indo bem, mas, às vezes, ele (Silva) olha o jogo de outro jeito."
Evitando causar mais polêmica, o treinador não contestou as opiniões dos jogadores insatisfeitos e chegou a afirmar que foi positiva a crítica feita por Dodô.
"Entendo isso como a atitude de um jogador que quer atuar. Não deve ser tomada em público, mas compreendo a reação", afirmou.
Segundo o técnico, no atual estágio do time, são os próprios jogadores que vão definir quem será escalado ou não.
"A base da equipe está montada. Agora, é dessa base que vai sair o time. Os jogadores que forem subindo de produção podem ganhar lugar na equipe", afirmou o técnico santista.
Apesar de Silva não comentar as chances que cada atleta tem de ganhar a disputa e começar o jogo de hoje, Baiano dificilmente ficará fora da partida.
Ele deve voltar ao time para melhorar o desempenho na marcação. Contra o Serra, Silva optou por uma formação mais ofensiva, com Rincón, Valdo, Robert e Caio. A estratégia funcionou, e o time se classificou para a próxima fase da Copa do Brasil.


Texto Anterior: Equipe tem problema sem solução
Próximo Texto: Equipe do interior estréia treinador
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.