São Paulo, quinta-feira, 09 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

A passagem do bastão

Messi já ocupa de fato o trono de melhor jogador do mundo hoje e, sem medo de errar, é o novo Maradona na história

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

"MESSI é excepcional, mas nós temos Ribéry, outro gênio do futebol.
Vocês [jornalistas, todo mundo etc.] podem comparar amanhã [ontem] e ver quem é melhor." Já foi dita a frase mais imbecil e mais infeliz do ano no futebol mundial. Klinsmann, técnico do Bayern, foi o autor da pérola na véspera de enfrentar o Barcelona no Camp Nou (o momento para falar a asneira foi também o menos recomendável). E isso depois de o Bayern levar de 5 a 1 do Wolfsburg pelo Alemão, com direito a uma obra-prima de Grafite.
Até o fim da coluna tentarei competir com Klinsmann em uma frase. ""Messi é o novo Maradona!" Bom, acho que muita gente já deve ter dito isso, mas da boca para fora. Mas... e se Argentina ganhar a Copa no ano que vem? Com a retaguarda pífia que levou meia dúzia de gols da Bolívia, seria um feito mesmo comparável com a Copa de 1986. Messi já fez gols driblando meio time adversário (mais de uma vez) e de mão. Já fez mais no Barcelona que o conterrâneo mais famoso. Já foi aplaudido de pé e teve seu nome cantado em estádio brasileiro. Foi mais precoce que Dieguito e se mudou mais cedo para a Europa, o eldorado da bola.
Destruiu e ganhou um Mundial júnior como ""Dios", porém ainda faturou um ouro olímpico. Faz gols, em média, com mais frequência que o maior ídolo argentino, hoje um alvo de críticas até da torcida do Boca. Antes da Copa-2006, as comparações de Ronaldinho com Garrincha eram admitidas, o que hoje soa como piada (incrível como Messi recebe a pelota e tenta algo maior, e Ronaldinho atualmente pega a bola para se livrar logo dela de forma simples). Correndo o mesmo risco no ano que vem, Messi é, de fato, o novo Maradona. Ele pode igualá-lo, sim. Cristiano Ronaldo foi o melhor de 2008. Mas Messi é o melhor de 2009 (até aqui), inegavelmente. Assim como o Manchester United cai de produção e o Barcelona se firma como o melhor time do planeta. Mas... ""Messi é um jogador limitado, só usa a perna esquerda. E só sai para um lado. Pega a bola na direita e vem cortando para o meio. É previsível!"

ADRIANO-GRAFITE
Dunga já tem um nome claro para chamar para o lugar de Adriano. A boa fase do atacante do Wolfsburg me levou a entrevistá-lo na semana passada, mas no sábado a história ganhou contornos (nos zagueiros e goleiro adversários) ainda maiores.

ADRIANO-HULK
Dunga já tem um nome para descartar, pelo menos neste momento, para o lugar de Adriano. A boa fase do atacante do Porto (em Portugal) me levou a fazer uma matéria com ele, mas anteontem o atacante brasileiro decepcionou em Manchester (mesmo com seu time fazendo uma grande partida) e segue sem brilhar na Copa dos Campeões.

rodrigo.bueno@grupofolha.com.br


Texto Anterior: Doping: Fifa cria lista de "suspeitos" para antidoping
Próximo Texto: Santos só empata em Alagoas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.