São Paulo, sábado, 09 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CBF não quer time olímpico no México

PAN
Odepa altera idade máxima de atletas para torneio de futebol


EDUARDO OHATA
DO PAINEL FC

A Odepa (Organização Desportiva Pan-Americana) alterou as regras do torneio masculino de futebol do Pan--Americano, que agora poderá ser disputado por times sub-22 com até três atletas com idades superiores.
Na prática, os países poderão levar à competição os times que disputarão a Olimpíada de Londres-2012, pois no ano que vem os jogadores terão completado 23 anos.
A decisão da Odepa beneficia a TV Record, que transmitirá, com exclusividade, o Pan de Guadalajara-11. Executivo da emissora discutiu a novidade com a Odepa durante sua última visita à organização, apurou a Folha.
O Comitê Organizador do Pan de Guadalajara-11 informou acertar detalhes finais com Concacaf e Conmebol.
A confederação descartou a possibilidade de enviar ao México uma equipe sub-22.
Nos corredores da Record, funcionários esperam com expectativa a decisão da CBF. Alguns de seus executivos dizem que, se quem exibisse o Pan fosse a Globo, aliada da CBF na disputa pelos direitos de TV do Brasileiro com o Clube dos 13, seria enviado o time olímpico.
A iniciativa de alterar o regulamento foi motivada para que a competição continental fique alinhada com os Jogos Olímpicos de Londres-12 e, ao mesmo tempo, para valorizar o Pan-Americano.
Um argumento de quem defende que a CBF envie uma seleção sub-22 ao Pan é o de que a competição pode servir como uma preparação para a disputa dos Jogos de 2012 -a seleção brasileira nunca ganhou ouro na Olimpíada.
Pessoas com trânsito na Odepa dizem que, na Argentina, tradicional rival do Brasil no continente, há a propensão para mandar ao Pan- -2011 uma equipe olímpica.
Entre os argumentos usados na CBF para justificar a não convocação de uma seleção olímpica, está o fato de ser difícil reunir os atletas, alguns em times europeus, para participar da competição.
É dito que, até para a Copa do Mundo, evento de maior relevância, há dificuldades para convocar a seleção.
Um outro argumento utilizado por gente ligada à CBF é o de que o Pan acontece no mês de outubro, com o Brasileiro-2011 em andamento.
Por fim, é mencionada ainda a questão da meritocracia. É lembrado que a seleção sub-17 garantiu a classificação do país para o Pan deste ano, via Sul-Americano.


Texto Anterior: Foco: Dona de boate investe em revelação da seleção sub-17
Próximo Texto: Reunião definirá representantes
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.