São Paulo, quinta-feira, 09 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Os 23

SONINHA
COLUNISTA DA FOLHA

Se o que Luiz Felipe falou ontem na coletiva for verdade (sempre há a possibilidade de um despiste), a decisão mais difícil sobre a lista dos 23 foi a escolha entre Kaká e Djalminha, tomada apenas no domingo à noite.
Não acho que Djalma tenha sido cortado pela cabeçada -o próprio técnico diz que esse foi um dos fatores levados em conta. Mas a boa conduta do Kaká deve ter contado pontos no desempate, além do "porte físico e dos gols".
Por ter só 20 anos e até por ser bonitinho e bem comportado, muitos dizem que Kaká não tem "personalidade", que amarela em jogos decisivos, coisa e tal. Discordo. Ele pode até não arrasar em todos os jogos -normal-, mas, muitas vezes, em jogos ruins do São Paulo, ele era o mais lúcido, o mais corajoso, o mais "briguento" (pela bola). Mas a sentença vem com os resultados do time: "Ele caiu de rendimento; é imaturo".
Imaturo, irremediavelmente, é o Djalminha. A figurinha com a sua foto já passeou na minha carteira como um "santinho" (bota aspas nisso!), um talismã. Ele tem uma habilidade incrível com a bola -do tamanho da inabilidade com os colegas. Se não soube controlar um impulso insano dias antes da convocação, como acreditar que seria confiável na Copa?
Sem o filho do Djalma Dias, foi-se um dos últimos meias-esquerdas da seleção. Justamente a posição em que temos fartura de bons jogadores, ainda que com características diferentes: Alex, Zinho, Zé Roberto, Roger, Souza, Serginho, Felipe, Ricardinho... Não digo que todos eles teriam condições de disputar a Copa, mas nenhum deles?
Rivaldo deve ocupar essa área, mas que ninguém espere que ele faça o papel de armador. Que seja o maestro a decidir se é hora do jogo veloz ou cadenciado, de insistir por um lado ou tentar o outro, de procurar a jogada pelo meio ou acionar os pontas... Não que ele e os demais não tomem essas decisões em campo, mas não têm a mesma liderança, visão de jogo, tranquilidade e inteligência de um camisa 10 acostumado a esse papel e essa responsabilidade. E com talento para executar a jogada que imagina!
A ausência de um jogador assim não quer dizer que a seleção não vai dar certo, mas essa "liga" pode fazer a diferença entre uma reunião de bons jogadores e um time. Há pouco tempo para treinar e poucas experiências anteriores que se possam aproveitar.
A família ainda não mostrou bom entendimento em campo, a não ser por alguns lances (principalmente entre os Ronaldos ou com Ronaldinho e Edílson).
Se a saída de bola for muito bem executada, com os zagueiros jogando com simplicidade e segurança, com Roberto Carlos e Cafu oferecendo sua velocidade e destemor, com Vampeta e seus bons lançamentos; com Emerson mostrando a mesma habilidade com que marcou belos gols pela Roma, com Ronaldinho driblando os marcadores e servindo bem os companheiros, com Ronaldo e Rivaldo finalizando com força e precisão... Não vamos chorar a ausência do nosso tradicional camisa 10.
Eu acredito que essa seleção tem condições de ser um bom time. Não deveria ser difícil montar uma máquina azeitadinha com engrenagens boas como as nossas, mesmo que não sejam as favoritas da nação.
Quero ver como vai trabalhar aquela peça que fica atrás do volante, quer dizer, na frente do banco de reservas.

22?
Sou bem descrente da presença de Rivaldo na Copa do Mundo, e ele também parece temeroso. Não só em relação ao Mundial mas também à própria carreira, já que o resultado de uma operação em quem tem "perna de caubói" parece ser mais incerto do que em outras pessoas. Se ele for cortado, eu tenho certeza de que ficará muito triste, mas não tão surpreso quanto Romário ficou na Copa da França, em 98. Esse deve ser o dilema de José Luiz Runco: repetir Zico em 86? Ou Romário em 98?

Ameaças
Se o Corinthians se filiar a uma Liga constituída legitimamente (um direito que está garantido na Constituição), o que a CBF poderia alegar para excluir o clube do Mundial da Fifa - além da forte amizade que existe entre Ricardo e Joseph?

E-mail
soninha.folha@uol.com.br



Texto Anterior: Feyenoord bate Borussia e leva a Copa da Uefa
Próximo Texto: Panorâmica - Futebol: Argentina volta a dizer que nenhum jogador irá utilizar a camisa 10 na Copa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.