São Paulo, domingo, 09 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Mais vitorioso treinador da história do Brasileiro retorna ao Estado onde conseguiu seus melhores resultados

Luxemburgo troca de sonho até 2005 e fecha com o Santos

FREE-LANCE PARA A AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS

E DA REPORTAGEM LOCAL

O Santos anunciou ontem a contratação do técnico Wanderley Luxemburgo para a vaga deixada por Emerson Leão na última quarta-feira. A assinatura do contrato foi feita por volta das 6h de ontem, após longa reunião, que começou na tarde de sexta e avançou pela madrugada de ontem.
As bases salariais não foram reveladas. Luxemburgo ficará na Vila Belmiro até dezembro de 2005, mesmo tempo em que se encerra o mandato de Marcelo Teixeira, presidente do clube.
A reunião que definiu o negócio foi realizada em Santos. Após a conclusão do encontro, Luxemburgo viajou para São Paulo. Voltou então para Santos para já assumir o comando da equipe.
A apresentação oficial do treinador aconteceu após a vitória sobre o Juventude (2 x 1), ontem, nos vestiários da Vila Belmiro.
"O desejo de trabalhar na Europa terá de ser adiado. Meu sonho agora é conquistar um Mundial interclubes", disse o técnico, que já ontem distribuiu palpites.
Seu primeiro grande desafio será nesta terça-feira. O Santos precisa vencer o time equatoriano da LDU, na Vila, por três gols de diferença para avançar às quartas-de-final da Libertadores -um triunfo por dois gols levará a disputa para a cobrança de pênaltis.
De acordo com Luxemburgo, o elenco do Santos é muito bom. "Vamos ter de ganhar o Brasileiro e a Libertadores para provar isso."
Com o negócio fechado ontem, a equipe tem agora o treinador mais vitorioso da história do Nacional. Luxemburgo é o único da sua profissão que já ganhou a competição por quatro vezes.
Se tem um currículo dentro de campo vitorioso, fora dele acumula problemas. Em praticamente toda a sua carreira Luxemburgo deixou os clubes que dirigiu em litígio. Isso aconteceu com o próprio Santos. Em 1997, abandonou o time no meio do contrato para treinar o o Corinthians.
No seu último emprego, também saiu sob forte tiroteio -deixou o Cruzeiro com três títulos e após reclamar muito dos diretores, ameaçar pedir demissão, voltar atrás e acabar dispensado.
No Santos, Luxemburgo volta a trabalhar no Estado onde colheu seus melhores resultados.
Ele ganhou projeção conquistando o Paulista de 1990 pelo Bragantino. Em São Paulo trabalhou, além do time de Bragança e Corinthians e Santos, no Palmeiras, na Ponte Preta e no Guarani. No total, ele passou mais de dez anos trabalhando no Estado.
No Santos, Luxemburgo terá no Brasileiro-04 um desafio inédito. Nas quatro vezes que ganhou o Nacional, ele sempre esteve nos clubes desde a primeira rodada, com um elenco escolhido por ele e torneios prévios como preparatórios. Agora, tenta triunfar com o barco já em movimento.
O técnico começa a trabalhar sem parte de seus escudeiros, que ficaram no Cruzeiro.


Texto Anterior: Brasil olímpico está fora da lei
Próximo Texto: Futebol: Domingo desafia lanternas e seus "goleadores do zero"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.