São Paulo, terça-feira, 09 de maio de 2006

Próximo Texto | Índice

PAINEL FC

Cliente vip
O magnata russo Boris Berezovski foi acompanhado por um advogado do escritório de Marco Polo Del Nero, presidente da Federação Paulista de Futebol, no depoimento que prestou ao Ministério Público Federal, na semana passada, em São Paulo.

Linha direta
Assim que o russo foi detido ao tentar deixar o país, em Cumbica, o empresário Renato Duprat, seu cicerone, acionou o amigo Del Nero. O presidente da FPF e chefe da delegação da seleção brasileira na Copa do Mundo enviou o advogado Luiz Carlos da Costa Júnior.

À distância
Del Nero disse não ter se encontrado com o russo, condenado por lavagem de dinheiro em seu país e que negocia a compra da Varig. Mas o cartola não descarta se sentar para conversar com o magnata, caso o procure para falar dos seus planos de construir um estádio no Brasil.

Terceirizado
Presidente do Sindicato do Futebol, Mustafá Contursi vê com simpatia o argumento da PM de que são os clubes que devem prover a segurança nas partidas de futebol. Mustafá, porém, afirma serem necessárias mudanças na legislação para dar condição de trabalho aos seguranças.

Reciclado
Segundo o dirigente, seria preciso que fossem conferidos poderes para os seguranças portar algemas e contar com a autoridade necessária para deter torcedores e encaminhá-los às autoridades. Mustafá diz que a idéia não é sua -viu isso nos campos de Europa e EUA.

Sonho meu
Cartolas dizem ter informação do gabinete do presidente da Câmara, Aldo Rabelo, de que as medidas provisórias que trancam a pauta serão votadas hoje ou até amanhã de manhã. Isso abriria uma brecha para os destaques da Timemania irem a plenário amanhã à tarde.

Novos planos
O flamenguista Márcio Braga, que inicialmente havia planejado ir a Brasília no dia da votação dos destaques, mudou de planos. Um dos mais ferrenhos defensores da loteria, resolveu ficar no Rio, negociando parcerias que propiciem o que chama de "dinheiro novo" ao clube.

Sob suspeita
O promotor Rodrigo Molinaro Zacharias, do Ministério Público do Rio de Janeiro, abriu inquérito civil contra a Confederação Brasileira de Basquete por descumprimento do Estatuto do Torcedor. A confederação será notificada hoje.

Lista
A denúncia aponta alteração do regulamento, mudança na tabela e inclusão de times no meio do torneio, entre outras irregularidades na confederação dirigida por Gerasime Bozikis.

Peregrinação
O ministro do Esporte, Orlando Silva Jr., iniciará em breve uma série de visitas individuais a todos os Estados como parte de sua campanha pela lei de incentivo fiscal. Sempre que for falar com as bancadas estaduais, irá escoltado por esportistas.

Próxima vítima
Não é apenas Marcelo Vilar que está na linha de tiro no Parque Antarctica. Além do treinador, cuja ""data de validade" vai até mais ou menos a época da Copa, o departamento de futebol mira jogadores com altos salários. Avaliam que alguns deles não vêm correspondendo.

Reengenharia
A princípio, não se cogitam rescisões no Parque Antarctica, apenas a não-renovação de certos contratos. Encabeça a lista o paraguaio Gamarra, cujo contrato vai até o meio do ano. Vêm, na seqüência, o meia Juninho e o ala-direito Paulo Baier.

E-mail: painelfc.folha@uol.com.br

DIVIDIDA

Do presidente do Botafogo, Bebeto de Freitas, ao acusar o árbitro Evandro Rogério Roman de ter dito a seus jogadores durante o intervalo da derrota para o Flamengo de que ""não iria dar nada" ao time:
- No mínimo, foi prepotência do juiz. Não é o papel dele.

CONTRA-ATAQUE

Uma questão de estilo

Faltando mais de um mês para a estréia, a Alemanha começou mal a Copa. Pelo menos para o técnico Jürgen Klinsmann.
Adepto de um estilo científico e supersticioso, ele queria que o time atuasse na fase inicial da Copa com a camisa vermelha.
Klinsmann se baseava em um estudo que mostrou que times que usam uniforme vermelho têm mais chance de vencer.
Russell Hill e Robert Barton, da Universidade de Durham, publicaram na revista "Nature" que o vermelho é associado a maiores níveis de testosterona.
Klinsmann também tem outros motivos para querer que o time vista o uniforme reserva.
- Os jogadores gostam de vermelho. Essa cor pode nos dar sorte. E precisamos de muita.
A Fifa, porém, determinou que a Alemanha use camisa branca durante a primeira fase.


Próximo Texto: Recuperar Guga será mais duro que Ronaldo, diz Filé
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.