São Paulo, segunda-feira, 09 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Vettel vence a 3ª e busca "gordura"

F-1
Alemão amplia vantagem no topo e quer evitar sufoco de 2010

TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A ISTAMBUL

Nem os goles de champanhe no pódio fizeram Sebastian Vettel dar suas tradicionais risadas após o GP da Turquia, em Istambul.
Mais sério que de costume, nem parecia que ontem o alemão havia vencido sua terceira corrida nesta temporada e aumentado sua vantagem na liderança do Mundial de F-1 de 21 para 34 pontos sobre Lewis Hamilton, o segundo na classificação.
A seriedade, porém, tem justificativa. Após vários erros em 2010 e da conquista do título por só quatro pontos na última etapa, o piloto da Red Bull está determinado a abocanhar o seu segundo Mundial o quanto antes.
"Aprendemos nossa lição em 2010. Vimos como as coisas podem mudar rapidamente e é importante garantirmos o máximo de pontos possível enquanto podemos", afirmou o campeão.
Até aqui, Vettel tem cumprido seu objetivo com sucesso. Com três vitórias e uma segunda colocação em quatro corridas disputadas, só desperdiçou sete pontos dos 100 colocados em jogo.
"Realmente não posso reclamar, mas ainda há um longo caminho pela frente, já que são 19 corridas", disse. "Estamos tendo um bom começo de ano, mas não podemos relaxar. Não somos invencíveis e no momento que você acha que ninguém pode te derrotar é aí que você é derrotado", filosofou Vettel.
Mas pelo menos ontem o alemão se mostrou imbatível. Largando da pole pela quarta vez em quatro corridas, manteve-se na frente na largada e ainda contou com a "ajuda" de seu compatriota Nico Rosberg, da Mercedes.
Com um ritmo inferior, ele acabou fazendo as vezes de escudeiro para Vettel, que com nove voltas já tinha aberto quase seis segundos de vantagem na liderança.
"Estive no comando a prova inteira. Graças a esta gordura que consegui, fiz uma prova de reação, observando o que os outros estavam fazendo", explicou o campeão. "Foi um GP bem tranquilo."
Mas só para ele, já que do segundo lugar em diante o GP da Turquia viu uma sequência de ultrapassagens.
O pódio, por exemplo, só foi definido a oito voltas da bandeirada final, quando Mark Webber, companheiro de Vettel na Red Bull, superou Fernando Alonso e assumiu a segunda colocação, dando ao time sua primeira dobradinha na temporada.
"Chegou uma hora que falei para mim mesmo: "Não posso chegar em terceiro tendo largado em segundo já que na última corrida eu saí em 18º e fui terceiro'", brincou Webber após conseguir seu melhor resultado no ano. "O Seb está no topo. Mas cabe a nós tentarmos para ele."
A próxima chance será em duas semanas, na Espanha.


Texto Anterior: Gaúcho: Grêmio bate Inter e pode até perder para ficar com o título
Próximo Texto: Barrichello tem problemas e é o 15º
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.