São Paulo, Domingo, 09 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Equipe acumula 15 derrotas, o pior resultado nos seus 89 anos
Nunca o Corinthians perdeu tanto

Fernando Santos/Folha Imagem
O goleiro Nei, do Corinthians, observado pelo supervisor Valdir de Moraes, chuta bola em treino


PAULO COBOS
da Reportagem Local

O Corinthians, que hoje enfrenta o Guarani, no Canindé, pelo Paulista-99, tem uma campanha quase desastrosa na temporada.
O time, que já trocou de treinador duas vezes no ano, perdeu 15 dos 33 jogos oficiais que já fez na temporada.
Nunca na sua história de quase 89 anos a equipe perdeu tantos jogos de competições em tão curto período do ano.
Proporcionalmente, a campanha do time também entra negativamente para a história.
O número de derrotas da equipe em 99 representa 45,5% do total de partidas disputadas.
Desde 71, quando teve início a disputa do Campeonato Brasileiro, o time não tinha uma proporção de derrotas tão grande nos meses iniciais da temporada.
Com esses resultados, o Corinthians já foi eliminado de duas competições em 99 e corre risco em outras duas.
No Torneio Rio-São Paulo, quando perdeu quatro das seis partidas que disputou, a equipe foi eliminada na primeira fase da competição.
Na Copa do Brasil, o time foi desclassificado pelo Juventude e deixou o torneio com duas derrotas em seis jogos.
Na competição mais importante da temporada, a Libertadores, o Corinthians perdeu três vezes em nove jogos.
Uma das derrotas foi para o Palmeiras, na quarta-feira passada. Esse resultado deixou o time com a obrigação de vencer o rival por três gols de diferença para continuar no torneio sul-americano.
No Campeonato Paulista, o Corinthians já perdeu metade das 12 partidas que disputou.
No torneio estadual, a situação só não está mais dramática devido à vitória de anteontem contra o União Barbarense, por 3 a 1.
Com o resultado, o time divide o segundo lugar do Grupo 4 da competição com o próprio União Barbarense. Apenas duas equipes por chave se classificam às semifinais.
"A vitória contra o União traz de volta a tranquilidade, mas se perdermos para o Guarani a instabilidade volta", afirmou o meia Ricardinho, receoso com a possível volta das derrotas em série da equipe.
Antes da vitória contra o União, a equipe vinha de cinco derrotas consecutivas.
O técnico do time, Oswaldo de Oliveira, também aposta que o triunfo de anteontem pode mudar a situação do Corinthians.
"A vitória contra o Barbarense recupera o clube no Paulista e vai melhorar o estado psicológico dos jogadores para a partida contra o Palmeiras", disse o treinador, que deve poupar alguns titulares no jogo de hoje.
"Vamos jogar contra o Guarani menos de 48 horas depois do jogo contra o União. Teremos que fazer uma avaliação do estado dos jogadores para saber quem tem condições de atuar", disse Oliveira, que pode continuar no cargo mesmo se o time for eliminado da Libertadores pelo Palmeiras.
O treinador pode deixar de fora do jogo de hoje pelo menos cinco titulares. O lateral-esquerdo Silvinho é um dos mais cotados para ganhar uma folga.
Edílson e Gamarra são outros que podem não atuar hoje.
"Alguns jogadores, como o Silvinho, correm por uma faixa maior do campo, e, por isso, acabam se desgastando mais", explicou o preparador físico do time, Antônio Mello.
Uma das novidades do time hoje pode ser o retorno do meia colombiano Rincón, que se recupera de uma contusão nas costas.
"Se ele estiver em condições pode ser uma opção, mas o Amaral vem jogando muito bem", afirmou Oliveira sobre o substituto de Rincón nos últimos jogos.

Preparação
Hoje, logo depois da partida contra o Guarani, o Corinthians vai voltar para Atibaia, onde vai se preparar para o jogo decisivo contra o Palmeiras.
O time deve ficar pelo menos até terça-feira na cidade, a preferida de Wanderley Luxemburgo, que teve Oliveira como seu auxiliar no Corinthians no ano passado.


NA TV - Sportv (apenas para os Estados de SP, Paraná e RS) e ESPN Brasil, ao vivo, às 16h



Texto Anterior: Tostão estréia hoje sua coluna
Próximo Texto: Guarani faz "vestibular" para o Brasileiro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.