São Paulo, sexta-feira, 09 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fifa vai dividir Brasil em 4 regiões no Mundial-14

Intenção da entidade é evitar que delegações e torcida façam voos longos

Eduardo Martins/Agência A Tarde/Folhapress
Joseph Blatter, que elogiou a Copa de 2010, discursa

DOS ENVIADOS A JOHANNESBURGO

A Fifa vai dividir o Brasil em quatro regiões durante a Copa do Mundo de 2014.
Com os aeroportos nacionais sendo apontados pelo presidente do COL (Comitê Organizador Local), Ricardo Teixeira, como o principal problema para a realização do Mundial, a entidade decidiu fatiar o território nacional para amenizar o impacto de um possível caos aéreo.
""O Brasil é um continente. Por isso, vamos dividir o país em quatro áreas. A intenção é evitar que os torcedores e as delegações façam voos longos. Queremos que a maioria dos voos tenha duas horas", declarou o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke.
Desde 1994, a Fifa opta por colocar as seleções rodando pelos países. No Mundial dos EUA, por exemplo, a seleção brasileira jogou a primeira fase em San Francisco e também em Detroit. A distância entre as duas cidades é de mais de 2.000 km.
A Copa-2014 terá 12 sedes, espalhadas pelas cinco regiões do território nacional.
A tendência é que cada seleção jogue as três partidas da primeira fase em pelo menos duas cidades diferentes.
Para os organizadores da Copa, uma delegação viajar de Manaus a Porto Alegre para disputar um jogo está praticamente descartado.
Embora o projeto ainda não tenha sido concluído pelo COL, a tendência é que São Paulo e as duas cidades do Sul (Porto Alegre e Curitiba) façam parte da mesma região no Mundial da Fifa.
Rio, Belo Horizonte e Salvador vão compartilhar jogos de seleções do mesmo grupo.
A terceira região teria Recife, Natal e Fortaleza, e a última contaria com Manaus, Brasília e Cuiabá.
O trabalho dos brasileiros deverá ser entregue aos dirigentes da Fifa até setembro. Ontem, o presidente do COL confirmou esse plano.

AEROPORTOS
Na entrevista coletiva organizada pela Fifa para divulgar o Mundial-2014, Teixeira disse que ""os três grandes problemas que temos para a Copa-2014 são, inegavelmente, aeroporto em primeiro, aeroporto em segundo e aeroporto em terceiro".
O dirigente negou que os altos índices de violência nas grandes cidades brasileiras possam atrapalhar a Copa. ""Isso existe no mundo todo. Não tem fixação geográfica."
"Além disso, o Rio recentemente fez o Pan e não teve problema", disse, sobre os Jogos Pan-Americanos-2007.
Ontem, o dirigente anunciou a realização da Copa América de 2015 no Brasil.
A competição vai utilizar a maioria dos estádios envolvidos no Mundial e deverá ter algumas seleções convidadas. Já se sabe que México e Japão serão duas delas.
A última edição do torneio realizada no Brasil foi em 1989, com vitória nacional. Em 2011, a Copa América será disputada na Argentina.
(EDUARDO ARRUDA E SÉRGIO RANGEL)


Texto Anterior: Cartola afirma que está tudo em dia com estádios da Copa-2014
Próximo Texto: Caos aéreo afeta torcedores na África do Sul
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.