São Paulo, sábado, 09 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

na tv

Com gafes, festa dobra audiência

LAURA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

A transmissão da abertura dos Jogos Olímpicos dobrou a audiência da Globo, em um horário no qual enfrenta forte concorrência e chega a ficar em segundo lugar. Foram 19 pontos no Ibope da Grande São Paulo (dados prévios), ou mais de 1 milhão de domicílios. Nas últimas quatro sextas-feiras, havia registrado média de oito pontos na mesma faixa, das 8h50 às 13h10. No ano todo, marcou 11 pontos. A Band, o outro canal aberto com direito à transmissão, subiu de seus dois pontos habituais para 3,5.
A cerimônia fez subir o número total de televisores ligados no horário na região, de 31% para 45%.
Foram mais de quatro horas de Galvão Bueno, com as gafes comuns a qualquer transmissão ao vivo de tanto fôlego. Um dos problemas foi o fato de Galvão e os comentarias (Marcos Uchôa, Sônia Bridi e Pedro Bassan) em vários momentos falarem ao mesmo tempo. Segundo a Globo, apesar de todos estarem em uma mesma cabine no estádio em Pequim, eles permaneceram em pontos diferentes (não estavam juntos em uma mesma bancada), e houve problemas com o retorno do áudio. "Peraí", não se agüentou Galvão numa das vezes em que Sônia e Bassan se atropelavam.
O embate entre quem sabia mais começou logo no início. "Os anéis representam os cinco continentes do planeta", disse Uchôa. Galvão rebate: "O barão Pierre de Coubertin, quando os fez, não pensava nisso. Não é que cada um deles represente um continente, as cores, pelo menos uma delas representa..." Uchôa corta: "Todas as bandeiras".
Quando a delegação brasileira entrou, houve confusão entre a câmera exclusiva da Globo e a oficial. Galvão disse "e aí o presidente Lula" 40 segundos antes de a imagem chegar ao espectador. Esse foi só o começo. Não perdemos por esperar as incríveis crônicas de Pedro Bial.


Texto Anterior: Xodó local agora defende liberdade de expressão
Próximo Texto: Coréia do Norte troca de lugar para evitar a do Sul
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.