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Ferrari já tem novo cockpit para Massa
Time acerta fornecimento de motores para Red Bull e Toro Rosso em 2007
Brasileiro diz que não tem detalhes sobre anúncio da escuderia após a corrida e prefere não responder a perguntas, apesar de sorriso
FÁBIO SEIXAS
ENVIADO ESPECIAL A MONZA
Às vésperas do anúncio sobre
o futuro da Ferrari, um dos
principais argumentos usados
pelos que acreditam na aposentadoria de Michael Schumacher caiu por terra ontem: a falta de sentido em rebaixar Felipe Massa a piloto de testes.
Isso não seria mais necessário. A escuderia italiana fechou
em Monza contrato de fornecimento de motor para Red Bull e
Toro Rosso, as duas equipes de
Dietrich Mateschitz, criador da
marca de bebida energética.
A Red Bull já anunciou sua
dupla de pilotos para 2007: David Coulthard e Mark Webber.
Mas a Toro Rosso, que nesta
temporada compete com Scott
Speed e Vitantonio Liuzzi, está
com as duas vagas indefinidas.
Assim, caso a Ferrari anuncie
amanhã que Schumacher correrá ao lado de Kimi Raikkonen, Massa teria um cockpit.
Exatamente o da Toro Rosso,
que em troca receberia desconto na compra dos motores.
Não seria novidade. Em
2002, a Ferrari lançou mão da
mesma estratégia para promover a estréia de Massa. Na época, a Sauber, cliente de Maranello, aceitou hospedá-lo. A negociação foi conduzida pessoalmente por Jean Todt, diretor
ferrarista, que desde 2001 detém o contrato do brasileiro.
Embora resolva um dilema
da escuderia para o caso de
Schumacher continuar ("O que
fazer com Massa?"), o acerto
não implica obrigatoriamente
na continuidade do alemão.
Mas reacende essa possibilidade, já descartada por muita
gente no paddock de Monza.
"Ele vai parar. Sabe que chegou a hora certa", opinou Flavio Briatore, chefe da Renault.
"Não será nenhuma surpresa
se as coisas continuarem nebulosas depois da corrida", disse
Norbert Haug, diretor da Mercedes-Benz, mais cauteloso.
A Ferrari prometeu encerrar
o mistério amanhã, após o GP
da Itália, 15ª etapa do Mundial.
Hoje, a partir das 9h (horário
de Brasília), com TV, acontece
o treino que define o grid.
Envolvido pela blindagem
ferrarista que impede amigos e
familiares de tocarem no assunto, Massa foi evasivo. Questionado pela Folha sobre se estava tranqüilo ou apreensivo
com a informação que diz ter,
disse que não falaria. "Prefiro
não responder. Todas as perguntas que estão sendo feitas
tentam me colocar uma pressão para que vocês [jornalistas]
tenham uma idéia no final. Vamos esperar até domingo."
Até mesmo o formato do
anúncio é guardado em segredo. Normalmente, a Ferrari divulga seus planos de forma sucinta, em notas de poucas linhas. A ocasião, porém, é especial, já que envolve o piloto
mais vencedor de sua história.
Mesmo assim, a escuderia
não admite nem uma coisa
nem outra. "Acredito que seja
um comunicado, mas não sei
exatamente como vai ser. Só fui
avisado, como vocês, que tudo
vai ser anunciado depois da
corrida", completou Massa,
sorriso no rosto que denuncia
um cockpit para o próximo
ano. Seja ele azul ou vermelho.
NA TV - GP da Itália - Treino oficial
Globo, ao vivo, às 9h
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