São Paulo, domingo, 09 de outubro de 2005

Próximo Texto | Índice

PAINEL FC

Pode melar
O Ministério Público do Rio de Janeiro ameaça pedir a anulação do Brasileiro. Carlos Andresano Moreira, promotor da Defesa do Consumidor e do Contribuinte, diz que isso ocorrerá se o resultado final da competição for afetado pela fraude na arbitragem.

Zé Dirceu
É assim que alguns dirigentes da FPF têm chamado o vice Reinaldo Carneiro Bastos. Dizem que ele é tão poderoso como era o ex-ministro do governo Lula e que pode complicar a administração de Marco Polo Del Nero com alguns de seus atos.

Como em Brasília
Aliados do presidente da FPF dizem que, envolvido por Edilson Pereira de Carvalho no escândalo do apito, é melhor Bastos sair antes que complique seu chefe. Lembram frase do deputado cassado Roberto Jefferson, que pediu para José Dirceu deixar o governo antes de atingir Lula irreversivelmente.

Estabilidade
Derrubar Bastos da vice-presidência não será tarefa fácil para seus desafetos. Eleito para o cargo, não pode ser afastado pelo presidente. Só sai se quiser.

Na ponta da língua
Emidio Perondi (PMDB-RS) usa a anulação de 11 jogos pelo STJD e o fato de a CBF arcar com parte dos gastos referentes às novas partidas para defender a não-instalação da CPI do Apito na Câmara. Membro da bancada da bola, sustenta que as providências foram tomadas logo e que ninguém será prejudicado.

Celeiro de craques
Quatro anos após a CPI da CBF/Nike, o deputado Sílvio Torres (PSDB-SP) se diz impressionado com o poder de renovação da bancada da bola na Câmara. Desfalcada de nomes como Eurico Miranda, que não se reelegeu, ganhou adeptos.

Novo talento
Edinho Montemor (PL-SP), novato na Câmara, já é visto como um dos mais inflamados membros dessa bancada.

Em família
Contrário à criação da CPI do Apito na Assembléia paulista, Campos Machado (PTB) tem no gabinete a mulher de Nabi Abi Chedid. O vice da CBF, citado por Carvalho em depoimento ao STJD, é do mesmo partido.

Há vagas
A derrocada de Edilson Pereira de Carvalho foi comemorada por dois motivos por árbitros iniciantes. O primeiro, segundo alguns colegas, é que isso elimina um medalhão dos sorteios e consequentemente abre vaga para os mais novatos.
Escorpião no bolso
A segunda razão é que Carvalho era visto com antipatia pelos árbitros jovens. Não participava de tradicionais reuniões nas quais os juízes da Fifa pagam pizza para os calouros. Era conhecido por não falar com ninguém -quando o fazia, era sempre em tom de conselheiro.
Lar doce lar
Carvalho foi aliciado pelo esquema de resultados armados em sua casa, onde recebeu três visitas de Vanderlei Pololi em fevereiro, segundo um integrante da comissão do TJD-SP.
Pombo correio
O prefeito de São Paulo, José Serra, não gostou nada das demonstrações de insatisfação do secretário de Esportes, Heraldo Corrêa Galvão, em referência à transferência do controle dos centros desportivos municipais para a Secretaria das Subprefeituras. Fez chegar aos ouvidos de Galvão que o gabinete chiou.
Mecenas
Um dos protagonistas da CPI do Mensalão, Marcos Valério rendeu ao país uma conquista internacional anteontem. Tetra Z, égua do Centro de Preparação Eqüestre da Lagoa, que pertence ao empresário e fica em Minas, deu ao Brasil o título da Copa das Nações de hipismo, na Sociedade Hípica Brasileira do Rio.

E-mail:
painelfc.folha@uol.com.br

DIVIDIDA
Do meia Petkovic, do Flu, sobre o sindicato de atletas:
- O sindicato na Europa não é apenas melhor [do que o daqui]. É muito melhor.

CONTRA-ATAQUE

Fama

Políticos na cidade francesa de Lyon estão em conflito. Não conseguem decidir quem é melhor, Alphonse Lamartine, poeta do século 19, ou Grégory Coupet, goleiro do Olympique local.
Alguns defendem que um recém-construído estádio seja batizado com o nome de Coupet por ""ser uma forma de homenagear o comportamento de Coupet como cidadão".
Uma outra facção, porém, insiste que o estádio receba o nome de Lamartine, pois a estrutura foi erguida onde o poeta vivia.
- Quem vai se lembrar de Coupet daqui a 20 anos?", questionam membros desse grupo.
Mas foi quando os defensores de Coupet iniciaram uma campanha a seu favor que veio o pior, o complemento dos defensores do poeta.
- Aliás, alguns garotos nem sabem quem é Coupet agora.

Próximo Texto: Estrela, Adriano procura a paz que perdeu na Itália
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.