UOL


São Paulo, domingo, 09 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O PERSONAGEM

Luxemburgo se adapta à regra e busca 4º título

DA REPORTAGEM LOCAL

Campeão com o time de melhor campanha. A lógica do sistema de pontos corridos não é novidade para Wanderley Luxemburgo, que está próximo de vencer o primeiro Brasileiro disputado nos moldes europeus.
Nas três vezes em que foi campeão nacional, o treinador comandou equipes que também tiveram o melhor aproveitamento da competição. Foi assim em 1993 e 1994, com o Palmeiras, e em 1998, com o Corinthians.
No Campeonato Paulista, Luxemburgo também já havia triunfado com a regra de todos os times se enfrentando em dois turnos e o título indo para aquele com mais pontos no final. O feito foi obtido com o Palmeiras, em 1994. Com tal currículo, o treinador se diz defensor da fórmula adotada no principal campeonato do país.
"Disputando a competição, você vê que ela é boa", diz o técnico, que pode ser o primeiro do país a acumular quatro títulos do Nacional.
Enquanto Luxemburgo se adaptou aos pontos corridos, outros treinadores que já tiveram o gosto de um título brasileiro acabaram sem emprego agora.
Nessa lista estão Antônio Lopes, no Vasco, Geninho, no Corinthians, e Oswaldo de Oliveira, que passou por São Paulo e Flamengo.
Treinadores inexperientes colhem resultados melhores do que muitos medalhões da profissão. No São Paulo, o chileno Roberto Rojas, na sua primeira temporada na profissão, está perto de levar o clube de volta à Libertadores. No Goiás, Cuca, que treina um time da elite pela primeira vez, tirou o time da lanterna para a melhor campanha do returno. (PC)



Texto Anterior: Ases do mata-mata sucumbem no BR-03
Próximo Texto: Estádio vazio ameaça festa
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.