São Paulo, domingo, 09 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sob pressão, Palmeiras decide quem caçará líder

A quatro pontos do São Paulo, clube faz, em casa, duelo decisivo com o Grêmio

Como melhor mandante do torneio, equipe tenta reduzir vantagem de rival paulista para manter aposta em times da zona da degola


Ricardo Nogueira/Folha Imagem
O atacante Alex Mineiro, que irá formar dupla de ataque do Palmeiras com Denílson hoje, contra o Grêmio, tenta cabecear bola durante treinamento da equipe

RENAN CACIOLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Palmeiras e Grêmio fazem hoje no Parque Antarctica um duelo para definir quem seguirá na cola do líder São Paulo.
Com quatro pontos atrás do rival do Morumbi, os palmeirenses sabem que a vitória de hoje é fundamental por dois aspectos. O primeiro, pelo fato de reduzir as chances de um concorrente direto na luta pelo título, no caso o Grêmio. O segundo, para manter viva a esperança de contar com a ajuda de times desesperados na luta contra o rebaixamento.
"É claro que secaremos bastante os rivais", afirmou o zagueiro Jeci, anteontem.
Para os palmeirenses, vice-líderes com 61 pontos e agora a quatro do São Paulo, um time ameaçado pelo rebaixamento que enfrenta seus oponentes mais ferrenhos é mais um aliado na reta final da competição.
"É inevitável não torcer contra São Paulo, Flamengo, Cruzeiro ou Grêmio. Mas é claro que, em primeiro lugar, temos de fazer a nossa parte", afirmou o atacante Denílson, substituto do suspenso Kléber.
E, na luta para fazer sua parte, os palmeirenses contam com o retrospecto como mandantes, já que venceram 13 de 16 jogos em casa e perderam um -84% de aproveitamento.
Mas, ao mesmo tempo em que promovem o choque entre o time que mais aproveita os passes e o que realiza desarmes, respectivamente, Palmeiras e Grêmio são os postulantes à taça de 2008 que mais têm a ganhar com as cinco rodadas derradeiras do torneio levando em conta a ajuda dos times desesperados para fugir da Série B.
Ambos terão de enfrentar somente um rival desse tipo, o Ipatinga, atual lanterninha do Brasileiro, com 31 pontos.
Enquanto os paulistas medirão forças com os mineiros dentro de seus domínios logo após visitarem o Flamengo -outro "jogo de seis pontos"-, no Maracanã, na próxima rodada, os gaúchos o farão na penúltima rodada, na casa do rival.
Por outro lado, o São Paulo, que já derrubou a Portuguesa (atual 18ª colocada), jogará na seqüência contra Figueirense (19º, após derrota para o Atlético-PR) e Vasco (15º, com a vitória de ontem sobre o Santos).
O clube do Morumbi só não enfrenta ameaçados no duelo que encerra sua trajetória no torneio, no dia 7 de dezembro, contra o Goiás, fora de casa.
O Cruzeiro, terceiro colocado, recebe hoje o ainda ameaçado Fluminense, que entra em campo precisando vencer para não correr o risco de ser ultrapassado pelo Náutico e voltar para a zona do rebaixamento. Na próxima rodada, o time mineiro pega justamente a equipe pernambucana.
No caso do Flamengo, quinto colocado, só o Atlético-PR (14º lugar) cruzará seu caminho. Em compensação, além do clássico com o Botafogo, hoje, os cariocas terão de pegar Palmeiras e Cruzeiro em seguida.
"O Brasileiro é diferente dos campeonatos europeus, onde são sempre os mesmos dois, três times que lutam pelo título. Aqui já são cinco neste ano com reais possibilidades de vencer", afirmou o treinador do Palmeiras, Vanderlei Luxemburgo. "Mas acho que apenas dois estarão no photochart", completou o técnico, que volta a dirigir o time após ter enviado seu auxiliar para enfrentar o Argentino Juniors pela Copa Sul-Americana.

NA TV - Palmeiras x Grêmio
Band (para Belo Horizonte) e Globo (para SP), ao vivo, às 17h



Texto Anterior: Acusação: Líder insinua incentivo ao rival
Próximo Texto: Após semana turbulenta, Grêmio e Celso Roth tentam administrar crise
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.