São Paulo, segunda-feira, 09 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Após Golden Formula, vôlei testa mais regras

Copa dos Campeões, no Japão, permite que as seleções tenham dois líberos

Seleção brasileira feminina, que estreia amanhã contra seu único algoz neste ano, festeja poder ter reservas para cobrir todas as posições

DA REPORTAGEM LOCAL

A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) não se cansa de inovar. Depois de testar a Golden Formula, novo conjunto de regras adotado no Mundial de Clubes, encerrado ontem, a entidade lança mais uma novidade na Copa dos Campeões feminina, cujo início será na madrugada de amanhã.
Tanto nesta competição, como na versão masculina, que será disputada a partir do dia 18, cada equipe terá à disposição um líbero reserva. Nos jogos, os técnicos poderão fazer substituições ilimitadas entre os jogadores desta posição.
Na Liga Mundial deste ano, a FIVB já havia permitido a inscrição de dois líberos, mas a substituição entre eles era limitada a apenas uma por jogo.
O novo sistema de líberos foi idealizado em junho, durante um congresso da FIVB. Ao que tudo indica, deve ser homologado em fevereiro de 2010, quando haverá um novo encontro da entidade. Após os testes na Copa dos Campeões, o livro de regras do vôlei será reformulado com a nova regra e será submetido à aprovação.
"A regra atual [de um líbero] não é a melhor solução para o vôlei, mas não havia tempo suficiente para corrigi-la. Então, acabamos liberando a nova regra [antes de ser oficializada]", comentou André Meyer, vice- -presidente da FIVB.
Também, pela primeira vez em um torneio feminino da FIVB, cada equipe terá à disposição 14 atletas, algo que já foi adotado na Liga Mundial. Antes, apenas 12 eram convocados. Durante as partidas, no entanto, o técnico poderá contar com, no máximo, 12 jogadoras.
Ao contrário da Golden Formula, muito criticada por jogadores brasileiros durante o Mundial de Clubes, a introdução de mais um líbero foi festejada pela seleção do técnico José Roberto Guimarães.
"Poderemos ter duas atletas para cada posição, não precisaremos improvisar. Isso é bem importante, tomara que isso seja implementado em todas as competições", disse o técnico.
A seleção estreia amanhã, às 4h, contra a República Dominicana, única equipe que venceu o Brasil neste temporada.
Quem mais comemorou a nova regra, obviamente, foi Camila Brait, convocada para ser a reserva de Fabi na posição.
"Vai ser muito bom não só para mim mas para todas as líberos do país. Todas as posições contavam com jogadoras reservas, menos o líbero. Esta mudança será muito positiva."


NA TV - Brasil x Rep. Dominicana
Sportv, ao vivo, às 4h


Texto Anterior: Prancheta do PVC: O feitiço e o feiticeiro
Próximo Texto: Soberana: Itália obtém 4º título seguido no Mundial de Clubes
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.