São Paulo, Segunda-feira, 10 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Temeroso, Real pensa no futuro

RODRIGO BUENO
da Reportagem Local

A liderança do Grupo A do primeiro Mundial de Clubes da Fifa não ilude o Real Madrid. Hoje, na última rodada da primeira fase do torneio, o time espanhol pega o Raja Casablanca, de Marrocos, às 18h45, no estádio do Morumbi, em desvantagem em relação ao Corinthians, que joga às 21h15.
""Realmente, é uma vantagem. Não é nada justo dois times decidirem uma vaga jogando em horários diferentes. Nunca uma vantagem que é obtida fora de campo é justa", disse o técnico Vicente del Bosque, o mais irritado com a organização do torneio.
Dada a situação da chave -Real e Corinthians têm quatro pontos e o mesmo saldo de gols, mas os espanhóis fizeram um gol a mais que o rival- , os jogadores do time já pensam no futuro.
No sábado, a delegação do Real assistiu com atenção ao jogo entre o La Coruña e o Español pelo Campeonato Espanhol. O jogo terminou 0 a 0 -o La Coruña lidera o torneio com 37 pontos, e o Real está na 12ª colocação, com 23 pontos e dois jogos a menos.
Ontem, os jogadores assistiram primeiro ao jogo entre Barcelona e Celta. O jogo terminou 2 a 0 para o time catalão, que é vice-líder do Espanhol com 33 pontos. Depois, pouco antes do treino, os jogadores iriam ver em 30 minutos teipes das duas partidas do Raja.
Além da preocupação com o Espanhol, o Real já pensa também na Copa da África. Dois jogadores camaroneses da equipe, Geremi e Eto'o, devem ser liberados para atuar na competição e ficariam de fora da decisão do dia 14 -o Real pode decidir o título ou disputar a terceira colocação, no Rio.
Sobre o Mundial de Clubes, a única certeza no Real Madrid é que a vaga na final só será conquistada se a equipe marcar muitos gols no Raja Casablanca.
""Nossa preocupação é marcar gols. Mas não podemos descuidar da defesa", disse Redondo.
O volante argentino acredita que o time marroquino, mesmo eliminado, oferecerá resistência.
""O Raja Casablanca não vai se entregar. Nenhum profissional gosta de perder", disse Redondo.
O técnico Del Bosque também espera muitas dificuldades.
""O Raja Casablanca mostrou um bom futebol na estréia, contra o Corinthians. Até foi prejudicado pela arbitragem (no segundo gol corintiano, marcado por Fábio Luciano, a bola não entrou)."
Mesmo precisando de uma vitória por boa margem de gols, o técnico Vicente del Bosque não garantiu mudanças na equipe.
""Vou manter o esquema 4-4-2, que pode ser antiquado, mas tem dado certo no Real Madrid. Pode haver alguma mudança, mas, se ocorrer, será pequena", disse.
O treinador pode sacar o volante Guti e escalar o meia-atacante McManaman, mais ofensivo. O jogador inglês também poderia ocupar a vaga de Geremi, que tem atuado pela direita do ataque.
Outra possibilidade é o aproveitamento do atacante Morientes. Nos minutos finais do jogo contra o Corinthians, o Real Madrid pressionou o rival com McManaman e Morientes em campo.
""Temos atuado bem no Mundial especialmente no segundo tempo", disse Redondo.
Del Bosque planeja dar força a Anelka, que, apesar de ser o artilheiro do torneio, com três gols, desperdiçou um pênalti decisivo contra o Corinthians.
""Qualquer um pode errar um pênalti. O Anelka é um jogador jovem, mas já atuou em três times grandes, tem uma boa bagagem e não vai ficar abalado", disse Del Bosque, que, antes do Mundial, optou por Anelka só porque Morientes estava contundido.
O técnico do Real Madrid criticou mais uma vez a organização do Mundial de Clubes, que prevê um sorteio para definir um finalista se dois times estiverem empatados em todos os critérios -se o Real vencer o Raja por 2 a 0 e o Corinthians ganhar de 3 a 1 do Al Nassr, haverá sorteio.
""Não acho um bom método. Não é justo decidir um finalista assim", disse o técnico, que já criticou a arbitragem, a infra-estrutura e até a grama do Morumbi.
NA TV - Sportv, ao vivo

Texto Anterior: Al Nassr diz esperar milagre
Próximo Texto: Redondo faz elogios a Vasco, Rivaldo e Maradona
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.