São Paulo, sexta-feira, 10 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BASQUETE

Time bate Franca, por 87 a 80, e alcança marca de 1992 do rival, que ficou 35 jogos sem perder na competição

COC/Ribeirão iguala a maior série de vitórias do Paulista

ADALBERTO LEISTER FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

O COC/Ribeirão Preto conseguiu ontem igualar a maior série de vitórias que se tem registro na história do Paulista masculino.
A equipe do técnico Aluísio Ferreira, o Lula, derrotou o Franca, por 87 a 80, e chegou a 35 partidas sem derrotas na competição.
Com a vitória, a equipe de Ribeirão Preto também fez 2 a 0 na série semifinal melhor de cinco. A próxima partida entre as duas equipes será hoje, às 19h, no ginásio da Unicoc, em Ribeirão Preto.
Segundo levantamento feito pela Folha no arquivo da FPB (Federação Paulista de Basquete), a maior sequência de resultados positivos foi do All Star-Sabesp/ Franca, no Estadual de 1992.
O time de Franca, na época dirigido por Hélio Rubens, venceu 35 jogos seguidos. A equipe só perdeu na estréia para o Palmeiras, que era comandado por Lula, hoje treinador do Ribeirão Preto.
Após a derrota em seu primeiro jogo, porém, o Franca seguiu invicto até a decisão, quando derrotou o Banespa/Jales, por 80 a 78. A partida foi realizada no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.
Os arquivos da federação, no entanto, contêm algumas falhas.
Vários campeonatos não contam com registro de jogos, principalmente os das décadas de 30 e 40 -a primeira edição do torneio, vencida pelo Palestra Itália (atual Palmeiras), foi em 1932.
Apesar disso, de acordo com Toni Chakmati, presidente da FPB, não era possível uma sequência tão grande de vitórias nos primeiros campeonatos.
"Havia poucos clubes na competição. E o número de partidas não era muito grande. Para ser campeão, as equipes faziam poucos jogos", lembrou o dirigente.
Caso vença a partida de hoje, em casa, além de superar a marca do Franca, o Ribeirão Preto também garantirá vaga na final.
No jogo de ontem, o Franca começou melhor, mas não conseguiu segurar o comando do placar por muito tempo. O Ribeirão Preto passou à frente logo na metade do primeiro quarto, conseguiu uma boa vantagem no primeiro tempo (45 a 35) e só administrou o placar na etapa complementar.
O Franca reagiu no segundo tempo, venceu os dois períodos, mas só conseguiu diminuir a vantagem do time adversário.
O ala Renato foi o cestinha do jogo, com 22 pontos. Apesar disso, teve que sair antes do final da partida, após cometer a quinta falta. No Franca, o maior pontuador foi Thomas, com 20 pontos.
Na outra semifinal do Paulista, o Valtra/Mogi venceu a Uniara, por 87 a 78 (48 a 38), e passou à frente em sua série, fazendo 2 a 1. O jogo foi em Mogi das Cruzes. A próxima partida será amanhã, no ginásio Gigantão, em Araraquara.


NA TV - Ribeirão x Franca, na ESPN Brasil, ao vivo, às 19h


Texto Anterior: Futebol - José Roberto Torero: Diretas já!
Próximo Texto: Panorâmica - Futebol: Bayern critica Élber e deve liberar o jogador
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.